'Opera Paraíba' retira 858 pacientes da lista de cirurgias só em agosto

Com o objetivo de acabar com a fila de espera por intervenções cirúrgicas eletivas em todo o estado, o Programa Opera Paraíba realizou, somente em agosto deste ano, 858 procedimentos cirúrgicos, contemplando igual número de pacientes. A meta é realizar 3.500 cirurgias nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral até o final do mês de outubro.

A iniciativa é executada de forma itinerante pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio dos hospitais estaduais, descentralizando o atendimento que ficava restrito aos grandes centros. Os procedimentos obedecem a um cronograma de três meses, que teve início no mês de agosto. Os municípios encaminham a lista dos pacientes que já realizaram os exames e aguardam pelas cirurgias, mantendo assim a contrapartida com a realização do pré-operatório e a garantia do transporte até a unidade onde serão realizadas das intervenções.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, destaca a relevância do programa para melhorar a vida da população paraibana: “Quem aguarda uma cirurgia eletiva, via de regra, é um paciente menos grave, mas que sofre desconfortos naturais de uma enfermidade. Através do Opera Paraíba, estamos devolvendo a qualidade de vida destes paraibanos”, garante.

Das 858 cirurgias já realizadas nesta etapa do Opera Paraíba, 391 foram oftalmológicas e 467 cirurgias gerais. 

O programa foi suspenso por duas vezes por conta da pandemia: a primeira no início de 2020, com retorno em outubro do mesmo ano, e a segunda em março de 2021. A retomada mais recente aconteceu agora em agosto de 2021, com um calendário que prevê a retirada de milhares de pacientes da fila da espera até outubro.

oblogdeianco.com.br com Secom
'Opera Paraíba' retira 858 pacientes da lista de cirurgias só em agosto  'Opera Paraíba' retira 858 pacientes da lista de cirurgias só em agosto Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 09, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.