Câmara dos Deputados pode votar critérios para reajuste e taxação de combustíveis na sessão desta terça-feira (21) às 15 horas

Deputados podem votar critérios para reajuste periódico de
derivados do Petróleo/
Roberto Parizotti/FotosPublicas
O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta semana proposta que define critérios para o reajuste periódico de derivados de petróleo fornecidos pela Petrobras, “enquanto não houver concorrência efetiva no mercado interno” (PL 4995/16). A sessão desta terça-feira (21) está convocada para as 15 horas.

De acordo com o texto, do deputado Beto Rosado (PP-RN), a gasolina, o óleo diesel e o gás liquefeito de petróleo (usado nos botijões de gás) serão reajustados trimestralmente. Os demais derivados sofrerão mudanças mensais. Os reajustes se basearão em uma fórmula matemática, cujos contornos gerais são dados pelo projeto.

Também está na pauta do Plenário proposta que determina que a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina, etanol hidratado e óleo diesel, nos casos de substituição tributária, será o volume comercializado multiplicado por uma alíquota definida por lei estadual (dada em reais por metro cúbico - R$/m³). A medida está prevista no Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/20, deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT).

Atualmente, conforme explica o deputado, a base de cálculo do ICMS dos combustíveis, nos casos de substituição tributária (em que um contribuinte paga pelos demais da cadeia produtiva), é o preço final médio ao consumidor, apurado periodicamente pelo Poder Executivo.

oblogdepianco.com.br com Fonte da Agência Câmara de Notícias
Câmara dos Deputados pode votar critérios para reajuste e taxação de combustíveis na sessão desta terça-feira (21) às 15 horas Câmara dos Deputados pode votar critérios para reajuste e taxação de combustíveis na sessão desta terça-feira (21) às 15 horas Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on setembro 21, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.