TARIFAS: Aprovadas novas tarifas da Energisa Paraíba

(Imagem/crédito: Antonio Cabral)
A
ANEEL aprovou na terça-feira (24/08) o resultado da Revisão Tarifária Periódica da Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S.A. – EPB, distribuidora que atende 1,4 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios no estado da Paraíba.

O custo da geração de energia elétrica no país vem aumentando desde 2012. Com a severa crise hidrológica e a falta de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas, o Governo Federal precisou acionar as usinas termelétricas, cuja energia é bem mais cara. A participação das usinas termelétricas na matriz energética brasileira subiu de 15,08% em 2010 para 28,3% em 2015. (energisa.com.br)

Confira os novos índices que entrarão em vigor esta semana (28/8/2021): 

Empresa

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

EPB

6,53%

9,09%

7,08%

 

A revisão foi impactada, especialmente, por componentes financeiros apurados no processo tarifário atual, além de despesas relacionadas à aquisição de energia.

O processo foi tema da Consulta Pública nº. 030/2021 que contou, ainda, com uma sessão virtual em 1º de julho para discutir o assunto com a sociedade interessada. Os limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – DEC e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – FEC da distribuidora para o período de 2022 a 2026 também foram revisados.

Mais informações sobre processos tarifários podem ser encontradas no link entendendo a tarifa, e no aplicativo ANEEL Consumidor – disponível para dispositivos móveis Android ou IOS.

oblogdepianco.com.br 
TARIFAS: Aprovadas novas tarifas da Energisa Paraíba TARIFAS: Aprovadas novas tarifas da Energisa Paraíba Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on agosto 26, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.