Em dois dias, chove mais da metade do esperado para todo o mês de agosto em João Pessoa

Segundo a Defesa Civil, foram 82 milímetros nas últimas 48 horas. A média histórica é de 156,4 milímetros.

Chuva em João Pessoa 
 (Foto: Divulgação/Arquivo)
João Pessoa registrou, em apenas dois dias, 52,4% do volume de chuvas esperado para todo o mês de agosto. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, em entrevista à Rede Correio Sat, foram 82 milímetros nas últimas 48 horas. Isso significa que um mesmo metro quadrado de área foi atingido por 82 litros de água de chuva. A média histórica do mês é 156,4 milímetros. Tambauzinho é o bairro que registra mais precipitações.

Segundo Kelson Chaves, apesar do cenário, a capital paraibana não registrou ocorrências graves. No entanto, a previsão é de que continue chovendo até esta quinta-feira (12) e, por esse motivo, a Defesa Civil permanecerá alerta para ocorrências.

“A chuva tem sido constante, mas em intensidade moderada. Isso permite que os pontos de alagamento sejam controlados, pois há tempo para escoamento da água. O que nos preocupa na constância das chuvas é o fato de termos rios que cortam a cidade. O volume das margens estão se elevando, podendo gerar transtornos às comunidades ribeirinhas. Se não houver vazão dos rios, algumas casas possivelmente serão atingidas. Também temos barreiras e encostas e, nesses locais, existem edificações. Não conseguimos conter a força da natureza e essas edificações acabam correm risco. Embora já tenhamos feito notificações e alertas, essa população insiste em continuar nas áreas de risco”, disse.

Diante de emergências, a população de João Pessoa pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 0800 285 9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado (telefone 193).
Cuidados no trânsito

Nos dias de chuva, a Superintência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) pede que condutores de veículos adotem conduta mais cautelosa para evitar acidentes. O órgão recomenda:
  • Redobrar a atenção
  • Reduzir a velocidade
  • Acender os faróis
  • Respeitar as sinalizações
  • Manter a distância entre veículos
Antes de sair de casa, os condutores podem utilizar o aplicativo Monitora Jampa para planejar a rota. A ferramenta permite observar como está o fluxo nos principais corredores da cidade. O aplicativo pode ser baixado por aparelhos com sistema Android e iOS.

Alerta
Além de João Pessoa, outros 41 municípios da Paraíba estão sob alerta laranja (perigo) de acumulado de chuvas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia nas áreas listadas. O órgão alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

A população deve evitar enfrentar o mau tempo e ficar atenta a alterações nas encostas. Também é recomendado o desligamento de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia, se possível. Em caso de situação de inundação, ou similar, a orientação é proteger pertences envolvendo-os em sacos plásticos.

Fonte: Portal Correio
Em dois dias, chove mais da metade do esperado para todo o mês de agosto em João Pessoa Em dois dias, chove mais da metade do esperado para todo o mês de agosto em João Pessoa Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on agosto 11, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.