terça-feira, 31 de agosto de 2021

Cajazeiras vai sediar Fórum Governança em Gestão de Pessoas com apoio da Famup e Amasp

O
município de Cajazeiras vai sediar, no dia 18 de outubro, o Fórum Governança em Gestão de Pessoas que tem o objetivo disseminar as boas práticas e sensibilizar para a aplicação das ferramentas de governança, visando maior entrega de valor da gestão pública à sociedade. O evento conta com o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (Amasp). Ele será realizado de forma híbrida, presencial e virtual pela plataforma Zoom RGB, e terá como base o Auditório Máster da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). 

Informações sobre inscrição podem ser obtidas pelo endereço www.rgb.org.br ou pelo imprensa@rgb.org.br

O Fórum Governança em Gestão de Pessoas tem como público alvo os prefeitos, secretários de administração vereadores, líderes das esferas federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e todos da região que tiverem interesse em participar. O evento reunirá nomes relevantes da Governança, como o do ministro do TCU, Augusto Nardes, embaixador da RGB, e o do ministro substituto Marcos Bemquerer Costa, entre outros palestrantes.

A governança em gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de diretrizes, estruturas organizacionais, processos e mecanismos de controle que visam a assegurar que as decisões e as ações relativas à gestão de pessoas estejam alinhadas às necessidades da organização, contribuindo para o alcance das suas metas.

O Fórum buscará difundir a boa governança em Gestão de Pessoas no Sertão paraibano, e a escolha do município de Cajazeiras justifica-se por estar situado na extremidade ocidental do estado da Paraíba, distante 468 quilômetros da capital do estado, João Pessoa, é o sétimo município mais populoso e a 6ª maior cidade do estado e polariza quinze municípios.

Cajazeiras – Conhecida como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler”, é um dos mais promissores centros educacionais do sertão nordestino. Segundo historiadores, o crescimento da cidade ocorreu em torno da primeira escola, fundada por Padre Inácio de Sousa Rolim – o colégio de salesianos – hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde também estudou Padre Cícero Romão Batista.

Possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da Paraíba. Economicamente, o setor terciário é sua principal fonte de renda, tendo o comércio e os serviços como importantes atividades econômicas.

Programação
  • 9h-10h – Acolhimento, boas-vindas e Abertura Oficial
Convidado: Embaixador da Rede Governança Brasil, Ministro João Augusto Ribeiro Nardes (Tribunal de Contas da União).
10h-10h30 – Governança de Pessoas: aperfeiçoando o desempenho da administração pública.

Convidado: Ministro-substituto Marcos Bemquerer Costa (Tribunal de Contas da União).
10h30-11h – A Importância da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.

Convidada: Maria da Penha Barbosa da Cruz (Diretora do Departamento de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas – Ministério da Economia).
11h-11h30 – Avaliação de Desenvolvimento Por Competência – O caso EBSERH.

Convidado: General Osvaldo Ferreira (Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH).
11h30-12h – O Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e as boas práticas na Gestão de Pessoas em instituições públicas.

Convidado: Marcelo Becker (Presidente IGCP).
14h-14h30 – Práticas em gestão de pessoas no setor público: um olhar sob a perspectiva do controle.

Convidado: José Marcelo de Carvalho (Secretário-executivo da Controladoria-Geral da União).
14h30-15h30 – Igov pes – evolução, desafios e práticas para adoção.

Convidado: Alan Rodrigues da Silva (Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União).
15h30-16h30 – O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas nas Instituições Públicas.

Convidada: Regina Silvia Viotto Monteiro Pacheco (Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da EAESP-FGV).
16h30-17h30 – O ressignificar do trabalho: Novas perspectivas para gestão de pessoas

Convidada: Ana Cláudia Mendonça (Secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Superior Eleitoral).

Programação extra: (14h30 – 15h30)
Conexão Governança: Encontro do Embaixador da RGB, Ministro Augusto Nardes, com os prefeitos da região.

oblogdepianco.com.br com Assessoria