DiamanteOnline ajuíza ação indenizatória contra site de Coremas por plágio

Por Tadeu Gomes

Página utilizou-se da identidade visual do portal diamantense sem devida autorização legal.

Ação foi ajuizada no Fórum de Itaporanga 
 (Foto: aqruivo DiamanteOnline)
O DiamanteOnline (DOL) ajuizou, na tarde desta segunda-feira (12), uma Ação indenizatória em face do proprietário de um site de notícias da cidade de Coremas por plágio. O referido portal utilizou-se da mesma identidade visual, sem a devida autorização, para aproveitar-se economicamente da empresa jornalística sediada em Diamante (PB).

O processo foi impetrado na 2ª Vara da Comarca de Itaporanga pelo fundador e diretor executivo da pagina de notícias, Arliston Jerônimo.

O layout do DOL — que já tem mais de dez anos de atuação na produção de notícias e mídia na Paraíba — foi desenvolvido pela empresa JMultimídia, comandada pelo programador Johanes Nogueira, que possui detalhes específicos e renderizados para prestar uma melhor experiência ao leitor durante a navegação.

E para tentar ‘driblar’, o dono do referido site usurpador tentou fazer alterações na imagem geral do site, entretanto, acabou usurpando 90% dos detalhes únicos contidos no DOL, tais como: mesma localização do banner de publicidade e logotipo; mesma fonte e tamanho de texto; entre vários outros.

Veja abaixo:


Confira a inicial do Processo Judicial:

“Excelência, o portal de notícias ora mencionado vem de forma ilegal e criminosa, fazendo uso indevido de imagens, modelo (layout) e demais componentes virtuais que integram a IDENTIDADE VISUAL de um outro portal de notícias, este denominado de (www.diamanteonline.com.br), com marca devidamente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e toda o seu Layout desenvolvido pelos dois promoventes acima qualificados.

Ocorre que os autores usam o material de IDENTIDADE VISUAL para explorar economicamente o projeto, sendo único e exclusivo no mundo com esse modelo.

O uso indevido da identidade do DiamanteOnline só foi chegar ao conhecimento dos autores intelectuais e do seu responsável, em 10 de julho de 2021, quando dezenas de pessoas relataram o caso.

Em primeiro contato telefônico com o promovido, o mesmo declarou que não estava praticando o crime de uso indevido de imagem, nem estava usurpando a intelectualidade dos criadores, e que não faria as devidas modificações solicitadas pelos autores, fatos esses que foram registrados através de áudios e conversas extraídos do Aplicativo Whatsapp.

Vale consignar que os autores notificaram extrajudicialmente os promovidos, em 10 de julho de 2021. (documento em anexo).

O primeiro autor entrou em contato com uma terceira pessoa, identificada pelo nome de Thiago Formiga, este que se dizia ser o desenvolvedor do Portal Coremas, conforme consta também no documento extraído do REGISTROS.BR.

Na conversa com Thiago, que também foi gravada, o notificante informou que RECEBEU ORDENS para fazer uma cópia integral do portal DiamanteOnline. (Gravação em anexo).

Vale salientar que todo o desenvolvimento do layout do DiamanteOnline foi feito em conjunto com a empresa JMultimidia, de responsabilidade do segundo autor, e que após tomar conhecimento dos fatos, preparou um relatório que comprova a cópia integral dos dados do DiamanteOnline para o Portal Coremas. (Vídeos e prints em anexo).

Os autores nunca cederam autorização aos promovidos para a utilização de seu “design”, tendo seus direitos autorais violados.

Todo o conteúdo é de caráter exclusivo quanto ao direito de explorar financeiramente o “design” criado e que, por isso, fazem jus à indenização por danos materiais, inclusive diante da aplicação do art. 102 da Lei de Direitos Autorais.

Além disso, preocupados com o trabalho intelectual, os autores registraram todo o layout como sendo deles, no Cartório de Registro Civil de Itaporanga.

Cabe registrar também excelência, que o Portal DiamanteOnline há mais de 10 anos é um dos mais acessados do Estado da Paraíba, e tem referência no meio da comunicação como um dos mais conceituados.

Ao término, o portal pediu que o portal fosse retirado do ar em caráter liminar, além de uma indenização por uso indevido da intelectualidade e da integralidade do portal.

O processo tramita sob nº 0801524-22.2021.8.15.0211 na 2ª vara da comarca de Itaporanga, que tem o juiz Antônio Eugênio como titular.


Diamante Online
DiamanteOnline ajuíza ação indenizatória contra site de Coremas por plágio  DiamanteOnline ajuíza ação indenizatória contra site de Coremas por plágio Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on julho 12, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.