SÃO FRANCISCO: Governo autoriza início da construção do Ramal do Apodi e beneficiará com água 750 mil pessoas de três estados nordestinos

Presidente Jair Bolsonaro assinou Ordem de Serviço que
autoriza o início das obras - Foto: Marcos Corrêa/PR
No município de Pau dos Ferros (RN), na última quinta-feira (24), o Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinou Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de construção do Ramal do Apodi. A obra beneficiará 750 mil pessoas. O investimento federal no empreendimento será de R$ 938,5 milhões.

O Ramal do Apodi levará água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará. Esta será a última etapa do Eixo Norte. As águas beneficiarão 32 cidades no Rio Grande do Norte, 13 na Paraíba e nove no Ceará.

O Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância do Ramal do Apodi para levar segurança hídrica aos nordestinos que sofrem com a seca há anos. “Sou duma região onde não falta água. Mas consigo entender o quanto é valoroso esse bem para vocês aqui na região.”

Maria Vera Lúcia é dona de casa e mora há mais de 25 anos em Pau dos Ferros. Ela contou o quão importante será o empreendimento para trazer mais qualidade de vida aos moradores da região, que sofrem com a seca. “Já passamos muitos anos sem água aqui. Aí a gente tem que comprar água para tudo. Para fazer comida, lavar roupa, tudo. Com a chegada do Ramal do Apodi, a nossa vida vai melhorar bastante porque não vai ter mais perigo de a água secar. Vai ter água direto.”

Outro morador do município de Pau dos Ferros que também será beneficiado com as obras do Apodi é Adalberto Rocha. “Sem água ninguém vive, né? A primeira coisa é água. Aqui, já chegou a morrer animais de sede, de fome. A região da gente aqui não é muito boa para água. Com a chegada do Apodi vai melhorar cem por cento. Isso aqui vai ser uma alegria enorme para a gente.”

Barragem Poço de Varas
Ainda, nesta quinta-feira (24), o Governo Federal assinou Ordem de Serviço para a revisão do Projeto da Barragem Poço de Varas, localizada em Coronel João Pessoa, também no Rio Grande Norte.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, o projeto original da Barragem Poço de Varas foi elaborado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) há 10 anos, e precisava passar por atualização cadastral e ambiental. O investimento federal na primeira fase da obra será de R$ 1,07 milhão.

Quando concluída, a barragem beneficiará 42,4 mil pessoas, contribuindo com a irrigação, a psicultura e o lazer.

Os municípios atendidos pelo empreendimento serão Venha Ver, São Miguel, Encanto, Doutor Severiano e Coronel João Pessoa. O barramento terá capacidade de acumular 25,8 milhões de m³ de água.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
SÃO FRANCISCO: Governo autoriza início da construção do Ramal do Apodi e beneficiará com água 750 mil pessoas de três estados nordestinos SÃO FRANCISCO: Governo autoriza início da construção do Ramal do Apodi e  beneficiará com água  750 mil pessoas de três estados nordestinos Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 26, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.