Parecer do TCE aponta irregularidade em licitação durante pandemia no Município de Catingueira

O
Prefeito, Suélio Felix de Alencar do Município de Catingueira no Sertão da Paraíba foi notificado pelo Tribunal de Contas da Paraíba para acompanhar a sessão do pleno do dia 15 de junho de 2021.

Neste dia será julgada a denúncia ofertada por AGS Comércio e Serviços LTDA., em face da Prefeitura Municipal de Catingueira, em virtude da realização de licitações na modalidade pregão presencial no auge da pandemia.

Consta na peça processual encaminhada ao TCE/PB que o Município de Catingueira, até 12/03/2021, haviam sido confirmados 104 casos de Covid-19 e 5 mortes, o que teria levado o Governo Estadual a atribuir o grau de “bandeira vermelha” ao ente federativo, o que só permite o funcionamento de atividades essenciais. Ocorre que, mesmo assim, teria a Prefeitura realizado licitações na modalidade pregão presencial, gerando aglomerações e causando riscos à saúde dos participantes, além de restringir a competitividade do certame.

Nesse contexto, requer a denunciante a adoção de medidas com vistas a promover o “cancelamento” das licitações citadas na peça – Pregões Presenciais nº 01/2021; 02/2021 e 03/2021.

A denúncia foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado. No relatório, com relação aos Pregões Presenciais nº 02 e 03/2013, a Auditoria demonstrou que foram realizados quando o Município se encontrava na “bandeira vermelha”, o que, nos termos do Decreto Estadual nº 40.304/20, impediria a sua realização.

Na conclusão do Parecer do Ministério Público de Contas, assinado por Dr. Luciano Andrade Farias no dia 19 de maio de 2021 é pela procedência da denúncia, aplicação de multa ao Gestor Suélio Felix de Alencar.

FONTE: Repórter PB
Parecer do TCE aponta irregularidade em licitação durante pandemia no Município de Catingueira Parecer do TCE aponta irregularidade em licitação durante pandemia no Município de Catingueira Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on junho 07, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.