O Prefeito, Suélio Felix de Alencar do Município de Catingueira no Sertão da Paraíba foi notificado pelo Tribunal de Contas da Paraíba para acompanhar a sessão do pleno do dia 15 de junho de 2021.
Neste dia será julgada a denúncia ofertada por AGS Comércio e Serviços LTDA., em face da Prefeitura Municipal de Catingueira, em virtude da realização de licitações na modalidade pregão presencial no auge da pandemia.
Consta na peça processual encaminhada ao TCE/PB que o Município de Catingueira, até 12/03/2021, haviam sido confirmados 104 casos de Covid-19 e 5 mortes, o que teria levado o Governo Estadual a atribuir o grau de “bandeira vermelha” ao ente federativo, o que só permite o funcionamento de atividades essenciais. Ocorre que, mesmo assim, teria a Prefeitura realizado licitações na modalidade pregão presencial, gerando aglomerações e causando riscos à saúde dos participantes, além de restringir a competitividade do certame.
Nesse contexto, requer a denunciante a adoção de medidas com vistas a promover o “cancelamento” das licitações citadas na peça – Pregões Presenciais nº 01/2021; 02/2021 e 03/2021.
A denúncia foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado. No relatório, com relação aos Pregões Presenciais nº 02 e 03/2013, a Auditoria demonstrou que foram realizados quando o Município se encontrava na “bandeira vermelha”, o que, nos termos do Decreto Estadual nº 40.304/20, impediria a sua realização.
Na conclusão do Parecer do Ministério Público de Contas, assinado por Dr. Luciano Andrade Farias no dia 19 de maio de 2021 é pela procedência da denúncia, aplicação de multa ao Gestor Suélio Felix de Alencar.
FONTE: Repórter PB
Parecer do TCE aponta irregularidade em licitação durante pandemia no Município de Catingueira
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junho 07, 2021
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