quarta-feira, 30 de junho de 2021

COVID-19: Município de Piancó atinge a marca de 8.003 vacinados com a primeira e segunda doses

O
município de Piancó chegou à marca de 8.003 pessoas vacinadas com a primeira e segunda doses contra a Covid-19, o que representa 30% da população população. Mais de 50% da população adulta do município já está vacinada com a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

A Prefeitura de Piancó, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu quatro concentradores de oxigênio, que chegam para dar suporte ao tratamento de pacientes internados na UPA PORTE II, referência em Leito de Suporte Ventilatório Pulmonar – LSVP para o combate da pandemia na Região. A doação chega por meio do Ministério da Saúde, que também enviou aparelhos para outras cidades da Paraíba e demais estados do Norte e Nordeste.

"Seguimos trabalhando de acordo com o cronograma de vacinação do Governo do Estado/Ministério da Saúde, vacinando os que mais precisam prioritariamente, de acordo com as doses recebidas. Juntos, venceremos a pandemia", disse o prefeito Daniel Galdino.

Gestantes  podem se vacinar
Por orientação do Ministério da Saúde, elas receberão apenas as vacinas Pfizer e Coronavac, de acordo com a disponibilidade. Para tomarem a vacina devem apresentar laudo médico detalhado justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de consentimento.

Os investimentos da Prefeitura de Piancó para o enfrentamento da Covid-19, em apoio ao SUS, estão voltados para a montagem de postos de vacinação e testagem, e contratação de profissionais. Todos os equipamentos adquiridos por meio da iniciativa serão doados para a rede municipal de saúde após o término da pandemia.

Campanha de vacinação contra a influenza (Vacina contra a Gripe)
A Campanha  de Vacinação contra a Influenza na cidade de Piancó ainda não atingiu o índice d de cobertura vacinal eesperado. Até esta segunda-feira (30), foram vacinadas menos do que o esperado,  pois a estimativa estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar o maior número de pessoas possíveis, consideradas de risco para complicações para a gripe.

As Unidades Básicas de Saúde foram colocados à disposição dos grupos de risco e  do grupo prioritário (idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos, professores, profissionais da saúde) e   pessoas com algum tipo de comorbidade (portadores de doenças crônicas).

oblogdepianco.com.br/informídia