ALPB e Ministério da Integração Regional inspecionam obras da Transposição no Sertão da Paraíba; obra perenizará o Rio Piancó

A
Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma visita técnica, na última sexta-feira (28), ao Sertão paraibano, para verificar in loco o andamento das obras de construção do canal que interligará os reservatórios de Caiçara e Engenheiro Ávidos, no município de Cajazeiras. Também foi visitado o local onde será construído o reservatório Tambor, no município de Cachoeira dos Índios, obra que integra o ramal do Apodi, no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

A atividade contou com a presença do Coordenador Geral de Obras do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago Portela; do presidente da Frente Parlamentar da Água na ALPB, o deputado Jeová Campos (PSB); do presidente da Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Norte, o deputado Galeno Torquato (PSD), do deputado Taciano Diniz; além de membros dos grupos de acompanhamento e estudos nos dois estados. Foram visitados os municípios de Cajazeiras, de Cajazeiras, São José de Piranhas e Cachoeira dos Índios que vão receber as águas de Transposição do Rio São Francisco.

Na oportunidade, o representante do Governo Federal, Tiago Portela, declarou que a Barragem de Caiçara tem importância estratégica para o projeto, porque significa o quilômetro zero do Ramal do Apodi, cuja licitação para sua conclusão já está em andamento. “Nós estamos construindo esta interligação entre as barragens de Caiçara e Engenheiro Ávidos, cujos trabalhos acreditamos que serão concluídos até o início do segundo semestre deste ano”, disse Portela.

Á frente da delegação paraibana, Jeová Campos mostrou-se, como representante político da região, bastante satisfeito com o andamento das obras e o significado que elas têm para o a população da região e dos próprios estados beneficiados pelo projeto.

“Sem dúvida nenhuma é um momento muito importante. Nós estamos aqui marcando um ponto para história, exatamente pela construção da barragem do Tambor, no município de Cachoeira dos Índios, de onde sairão as águas para o Ramal Apodi. Ou seja, vão mandar água para Mossoró. Que bom. Um sonho pensado há tantos anos e se evidencia agora como realidade”, declarou.

O deputado Taciano Diniz (Avante), que também tem atuação política na região e é membro da frente parlamentar, também não escondeu a sua emoção. “Como sertanejo, fico muito feliz em poder estar aqui em Cachoeira dos Índios, vendo o pontapé das obras do reservatório de tambor, como também o acompanhamento do reservatório de Caiçara-Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, ponto extremamente importante de receptação das águas de transposição do Rio São Francisco para todo o Piranhas”, observou.

Taciano aproveitou a oportunidade para cobrar do representante do Ministério do Desenvolvimento Regional a conclusão do Ramal de Transposição do Piancó, que receberá água através do açude de Condado, no município de Conceição, advinda do Ramal de Maurity, no Ceará.

Perenização do Rio Piancó
“Isso perenizará o nosso rio Piancó, garantindo estabilidade hídrica ao manancial Coremas-Mãe D´Água, na nossa querida região do Vale do Piancó. E, a partir daí, distribuindo para as regiões da Patos, das Espinharas, do Sabugi, de Pombal, Sousa, Catolé do Rocha, e desembocando no estado do Rio Grande do Norte, garantindo assim, em conjunto, água para mais de 1 milhão de sertanejos no nosso estado. É a garantia de mais desenvolvimento para essa região”, justificou.

No final das visitas aos municípios e das obras em andamento, o deputado Jeová Campos anunciou o início de um amplo debate em defesa de mais incentivos para Agricultura Familiar na Paraíba, no âmbito da Assembleia Legislativa.

oblogdepianco.com.br com ALPB
ALPB e Ministério da Integração Regional inspecionam obras da Transposição no Sertão da Paraíba; obra perenizará o Rio Piancó ALPB e Ministério da Integração Regional inspecionam obras da Transposição no Sertão da Paraíba; obra perenizará o Rio Piancó Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 31, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.