Na Paraíba, Prefeitos estão na linha de frente contra Covid-19; entidade defende inclusão dos gestores no grupo prioritário da vacinação

N
a Paraíba, quatro prefeitos já perderam a vida em decorrência da Covid-19. Assim como diversos outros profissionais, os gestores estão na linha de frente da guerra contra o coronavírus que já matou milhões de pessoas pelo mundo. Observando a situação de risco também dos prefeitos e vices, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) iniciou um movimento, que buscará ser nacional, para incluir os gestores municipais como grupo prioritário da vacinação. A entidade paraibana buscará o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesse processo junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

Prefeitos mortos na Paraíba com Covid-19
Jorge Luiz (PDT), o Jorge do Povão, de Pitimbu; Chaguinha, de Coremas; Zenóbio Toscano, de Guarabira, e Manoel da Lenha, de Ingá. Eles, e tantos outros que conseguiram vencer o Covid-19, não abandonaram a população e estiveram na frente das ações de combate à Pandemia. Para o presidente da FAMUP, George Coelho, a inclusão dos gestores como grupo prioritário, além de ser fundamental, é necessária, já que os mesmos estão trabalhando diuturnamente no combate à covid-19, nas ruas, nos hospitais, em viagens em busca de recursos para os municípios.

De acordo com George Coelho, o pedido pela inclusão dos prefeitos como grupo prioritário tem um fundamento pelo trabalho desenvolvido em cada uma das gestões municipais. “Muitos podem dizer que os prefeitos são responsáveis pela disseminação do vírus por conta do processo eleitoral, mas isso não é verdade. Vale lembrar que lutamos para que as eleições fossem adiadas no Brasil”, destacou, lembrando que na Paraíba existem 31 prefeitos com mais de 60 anos.

A luta dos prefeitos para adiar o processo eleitoral começou em 2019 com pedidos para que fosse adiado ou unificado. Depois disso, foi defendido pelos prefeitos a extensão dos mandatos para contornar a crise sanitária, mas sem sucesso. E mais uma vez, próximo do período das eleições, os gestores apelaram para que o processo fosse adiado, observando justamente o risco de proliferação da doença. “Não fomos ouvidos, infelizmente, e aconteceu tudo que já vimos até agora, eleição no Brasil é obrigatória”, disse George.

Para o presidente da Famup, em defesa da democracia, urge incluir os prefeitos na classificação prioritária de vacinação, pois estando todos presencialmente na linha de frente do combate à pandemia, os riscos de morte – e até mesmo a morte -, afeta o sufrágio universal de 2020, quando a ausência do candidato eleito afasta a escolha democrática de seu nome para os comandos do Executivo Mirim. “A democracia fica comprometida pela morte dos prefeitos escolhidos pelo povo”, disse George Coelho.

Segundo George, os prefeitos reconhecem a importância de manter como prioritários pela vacina outros trabalhadores e pessoas com comorbidades, mas também defendem que os gestores sejam incluídos nesse processo por estarem na linha de frente, colocando as máquinas municipais para funcionar, inclusive garantindo todo o processo de vacinação. “Sabemos da importância de serem vacinados os profissionais da educação, da segurança, as pessoas doentes. Apenas lutamos para que os prefeitos também façam parte desse grupo pelo importante trabalho que desempenham. Não dá mais para ver tantos gestores perderem a vida para esse vírus”, afirmou.

Educação – Para o presidente da Famup, é importante destacar ainda a prioridade dos profissionais da educação que precisam voltar às salas de aula. “É importante reconhecer a luta desses profissionais, observando que muitos morreram e outros ficaram com sequelas por conta da covid-19. Temos que garantir as prioridades de vacinação e sobretudo, garantir que cheguem mais vacinas a todos os municípios”, observou.

oblogdepiaco.com.br
Na Paraíba, Prefeitos estão na linha de frente contra Covid-19; entidade defende inclusão dos gestores no grupo prioritário da vacinação  Na Paraíba, Prefeitos estão na linha de frente contra Covid-19; entidade defende inclusão dos gestores no grupo prioritário da vacinação Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 05, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.