Mirante de Santo Antonio em Piancó deve ser local de peregrinação e turismo religioso/ecológico

 O projeto inicial não contempla a construção de uma estátua, mas apenas uma cruz, por isso que o local sempre foi chamado de "O Cruzeiro". O Mirante de Santo Antonio em Piancó deve ser local de peregrinação e turismo religioso/ecológico...

Por do Sol no Mirante de Santo Antonio
As obras (grandiosa), realizadas pela prefeitura de Piancó (em várias gestões), do Mirante de Santo Antonio, na Serra que leva o próprio nome do santo, consiste na pavimentação em paralelepípedo e tem início na BR-361 (que liga Piancó à Patos), na entrada da antiga fazenda do saudoso médico Eudo Moura Diniz,  e sobe até o cume da serra, onde ali foi construído um espaço para romarias e visitações turístico-religiosa-ecológica. A Igreja Católica, que é responsável pelas festividades do Padroeiro da cidade, Santo Antonio, sempre vem realizando Missas na Serra do Cruzeiro. A obra grandiosa, teve, inicialmente, uma previsão orçamentária de 1.500 (Hum milhão e quinhentos mil reais).

Como em outras cidades da Paraíba, a exemplo de Itaporanga que tem a estátua do Cristo Redentor (na Serra), em Piancó ainda não se sabe se ali se erguerá uma estátua de Santo Antonio.  Apenas uma imensa Cruz em aço foi erguida, como era antigamente (antes era de madeira e em tamanho menor).
Famílias e Ciclistas visitam o Mirante ao entardecer

Há mais de 50 anos, no cume da serra de Santo Antonio, existia uma cruz de madeira maciça, onde os moradores da cidade e aqueles que chegavam à Piancó, visualizavam a enorme cruz, chamada por todos os piancoenses, de O Cruzeiro. Ali existia os primeiros equipamentos de retransmissão de TV da cidade, onde se captava os sinais da TV Tupi e logo em seguida o da rede Globo. Ulisses Ventura era o técnico que dava assistência aos constantes problemas que ocorriam na época.

Hoje a obra está quase concluída (falta uma pequena parte da pavimentação em paralelepípedo), e recebe visitações diárias, de famílias que vão até o local para ver do alto, toda a cidade e registrar em fotografias, suas visitas. 

Vista da cidade de Piancó
Os católicos, e principalmente  a sociedade piancoense, ver aquela obra como algo grandioso, a qual chama atenção de toda a Paraíba e de pessoas que cortam a BR-361 no sentido Piancó/Patos.

MISSA NO MIRANTE CONTRA A PANDEMIA
O Padre José Ronaldo ministrou uma missa campal, recentemente, em cima da serra, contra a Covid-19. A organização do evento religioso teve todos os cuidados sanitários e foi transmitido pelas redes sociais da Paróquia de Santo Antonio em PiancóA Celebração Eucarística no Mirante de Santo Antônio aconteceu em 1º de junho de 2020.

A população aguarda do prefeito Daniel Galdino (PP), reeleito para um segundo mandato, que seja feito investimentos para se concluir a pavimentação em paralelepípedos, da BR-361 até o cume da Serra, onde está posta a cruz e existe um lindo espaço (a exemplo de uma praça), e em seguida seja explorado o turismo ecológico-religioso, já que o Mirante está localizado numa Serra preservada pelo IBAMA/SUDEMA.

O espaço vem sendo visitado, diariamente, pela população, especialmente ao entardecer, onde famílias e ciclistas se deslocam ao local para exercícios físicos, fazer imagens fotográficas e ver a cidade do alto da serra.

Antonio Cabral (DRT-PB: 3985)
oblogdepianco.com.br
Mirante de Santo Antonio em Piancó deve ser local de peregrinação e turismo religioso/ecológico Mirante de Santo Antonio em Piancó deve ser local de peregrinação e turismo religioso/ecológico Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 20, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.