Câmara Criminal mantém condenação de homem acusado de tráfico de drogas em Itaporanga

(Itaporanga/reprodução)
A
Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, manteve sentença da 2ª Vara Mista da comarca de Itaporanga, na qual o réu, Laércio Mendonça de Almeida, foi condenado a um pena de nove anos de reclusão, em regime fechado, pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A relatoria da Apelação Criminal nº 0000218-85.2020.815.0211 foi do desembargador João Benedito da Silva.

De acordo com os autos, o Ministério Público ofereceu denúncia contra Laércio Mendonça de Almeida, dando-o como incurso nas sanções do artigo 33, caput, da Lei nº 11.343/06 e artigo 12 da Lei n° 10.826/03, combinado com o artigo 69 do Código Penal.

Narra a peça acusatória que no dia 14 de maio de 2020, no período da manhã, em sua residência localizada na Rua Maria Batista de Moura, o denunciado foi flagrado guardando drogas (maconha e cocaína), sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Além disso, possuía arma de fogo e munições, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, no interior de sua residência.

Ainda segundo o processo, foram encontrados nove invólucros plásticos contendo maconha, perfazendo um peso bruto de 4,72g; um invólucro plástico contendo uma pedra de cocaína, perfazendo um peso bruto de 28,30g; um revólver Taurus, calibre 32, oxidado, registro de série n° 75380, e quatro cartuchos.

Em sede de preliminar, a defesa alegou nulidade processual por ilegalidade da prova, visto que inexistiu situação de flagrância para justificar o ingresso dos policiais em seu domicílio, sem autorização legal. Ao enfrentar a preliminar, o relator afirmou que, conforme pacífica jurisprudência das Cortes Superiores, o tráfico de drogas se caracteriza como delito de efeitos permanentes, cuja consumação se prolonga no tempo, do que decorre a possibilidade de prisão em flagrante em qualquer momento nessa espécie de ilícito, independente de prévia expedição de mandado de busca e apreensão para ingresso no domicílio do suspeito, nos termos do artigo 5º, inciso XI, da Constituição Federal.

No mérito, o relator afirmou que a materialidade e autoria dos crimes estão configuradas. “Dessa forma, apesar de o ora apelante negar que era traficante, afirmando que a droga apreendida era para consumo, não conseguiu rebater as acusações, não trazendo aos autos nenhuma prova capaz de desautorizar a decisão condenatória, ainda mais levando em consideração as circunstâncias em que a droga fora encontrada”, pontuou o desembargador João Benedito da Silva.

*Por Fernando Patriota/GecomTJPB / GECOM-Gerência de Comunicação

oblogdepianco.com.br
Câmara Criminal mantém condenação de homem acusado de tráfico de drogas em Itaporanga  Câmara Criminal mantém condenação de homem acusado de tráfico de drogas em Itaporanga Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 09, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.