Brasil adere oficialmente ao Covax Facility; Presidente sanciona lei que autoriza adesão federal à aliança internacional para aquisição de vacina contra a Covid-19

 (Foto: Banco de imagens)
A lei que autoriza o Executivo Federal a aderir ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19, o Covax Facility, foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro. A aliança internacional tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacinas e torná-las mais acessíveis. A lei está publicada na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial da União.

A medida é fruto da conversão da Medida Provisória nº 1.003/20, que havia sido assinada pelo Presidente no fim de setembro de 2020. Na ocasião, também foi editada a Medida Provisória nº 1.004/20, que trata da liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para viabilizar o ingresso do Brasil na iniciativa.

A lei registra que a adesão ao Covax Facility não implicará a obrigatoriedade da aquisição das vacinas, que dependerá de análise técnica e financeira para cada caso, observadas as regras de reembolso dos valores aportados previstas no acordo de compromisso, na modalidade de acordo de compra opcional.

Ainda de acordo com a lei, as despesas para aquisição das vacinas virão de crédito extraordinário aberto pela Medida Provisória nº 1.004/20 e de recursos orçamentários do Ministério da Saúde consignados ao Programa Nacional de Imunizações e a outras ações orçamentárias.

O Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gavi Alliance e da Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (Cepi). As nações são convidadas a participar e poderão se beneficiar ao ter garantido o acesso ao fornecimento das vacinas disponibilizadas por meio da Covax Facility.
A Aliança

O Covax Facility tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19 a partir da alocação global de recursos para que todos os países aderentes à iniciativa tenham acesso igualitário à imunização.

Essa iniciativa não impede que o país faça posteriormente acordos bilaterais com outras empresas biofarmacêuticas produtoras de vacinas contra a Covid-19 que não estejam contempladas pela iniciativa global.

Também não ficam impedidas ações já promovidas pelo Estado brasileiro com as empresas biofarmacêuticas que fazem parte da iniciativa global.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
Brasil adere oficialmente ao Covax Facility; Presidente sanciona lei que autoriza adesão federal à aliança internacional para aquisição de vacina contra a Covid-19  Brasil adere oficialmente ao Covax Facility; Presidente sanciona lei que autoriza adesão federal à aliança internacional para aquisição de vacina contra a Covid-19 Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 04, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.