terça-feira, 12 de janeiro de 2021

SUAS: Ministério da Cidadania executa na totalidade o repasse de R$ 2,5 bilhões para os municípios enfrentarem a pandemia

Recursos garantidos via Medida Provisória para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foram usados na compra de Equipamentos de Proteção Individual, aquisição de alimentos e ações socioassistenciais voltadas ao acolhimento da população de rua, idosos e pessoas com deficiência

O Ministério da Cidadania executou os R$ 2,5 bilhões de crédito extraordinário liberado pelo Governo Federal para os municípios enfrentarem a pandemia de Covid-19. As prefeituras tiveram até a quinta-feira (31.12) para aplicarem os recursos em ações como a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aquisição de alimentos e ações socioassistenciais voltadas ao acolhimento da população de rua, idosos e pessoas com deficiência.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, ressaltou a importância do repasse para os municípios enfrentarem a pandemia do novo coronavírus: “Fortalecemos o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com recursos que deram condições para toda a estrutura brasileira, em todas as regiões do país, enfrentar a crise sanitária”, avaliou.

“Oferecemos aos municípios mais equipamentos de proteção e condições de deslocamento e de atendimento. As unidades de acolhimento tiveram o apoio necessário para atender, principalmente, aqueles do grupo de risco. O governo Bolsonaro mostra que não deixa ninguém para trás”, completou o ministro.

Os recursos foram garantidos na Medida Provisória nº 953, publicada em 16 de abril e destinados a todos os municípios brasileiros com equipamentos da rede socioassistencial, pública ou privada, que integram o SUAS.

Fazem parte do sistema os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), os Centros-Dia, os Centros-Pop e os Centros de Convivência e Unidades de Acolhimento.

Os repasses foram feitos via Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O controle dos investimentos está disponível na plataforma online no site do Ministério da Cidadania.

*Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

oblogdepianco.com.br