Ministério da Saúde consegue oxigênio para manter bebês em Manaus

Como alternativa, na falta do oxigênio, 61 bebês prematuros podem ser transferidos para UTIs de outros estados.

O
Ministério da Saúde acaba de conseguir cilindros de oxigênio para manter 61 bebês prematuros por mais 48h em leitos de UTI em Manaus (AM). A medida atende a uma solicitação do Governo do Amazonas para recém-nascidos que estavam no limite de oxigênio. A pasta vai continuar monitorando a situação desses bebês e segue unindo esforços para conseguir mais balas de oxigênio para que os prematuros não precisem ser transferidos para outros estados.

A pasta já articulou com estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos, caso seja necessário: 25 em Curitiba (PR), 11 em Vitória (ES), 9 em Imperatriz (MA), 4 em Salvador (BA), 3 Feira de Santana (BA), 1 em Ariquemes (RO) e 3 no município de Macapá (AM). 

O Governo Federal irá prestar apoio em todo o processo logístico de remoção, junto às Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, para que, caso ocorra a transferência, ela seja feita de forma segura e rápida, da forma mais cuidadosa possível, avaliando a necessidade e gravidade de cada recém-nascido. 

Os bebês, que poderão ser transportados, seguem critérios clínicos definidos pelas equipes médicas, e serão acompanhados de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagens para prestar todo apoio aos prematuros.


Karina Borges
Ministério da Saúde

oblogdepianco.com.br
Ministério da Saúde consegue oxigênio para manter bebês em Manaus Ministério da Saúde consegue oxigênio para manter bebês em Manaus Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 16, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.