Jornal americano denuncia pressão de Trump para manipular resultado da Geórgia

O resultado das eleições presidenciais dos Estado Unidos continua sendo alvo de polêmicas, e a mais nova delas tem a ver com uma reportagem bomba do jornal Washington Post, publicada no domingo (3), mostrando que o presidente Donald Trump teria ligado pessoalmente para pressionar as autoridades da Geórgia para que manipulassem a apuração no estado.

Segundo a matéria, Trump teria se comunicado neste sábado (2) com Brad Raffensperger, secretário de Estado da Geórgia e membro do Partido Republicano (o mesmo do atual presidente estadunidense), para exigir que ele “encontre 11.780 votos” a seu favor, o suficiente para que fosse revertida a sua desvantagem para Joe Biden, do Partido Democrata, que venceu nesse estado e no colégio eleitoral a nível nacional, e é o presidente eleito do país até o momento.

“O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva. Não há nada de errado em dizer que, você sabe, que você recalculou (os resultados)”, disse Trump a Raffensperger, para convencê-lo a atuar em seu favor.

Em seguida, Trump elevou o tom das ameaças, dizendo que “de forma alguma eu perdi na Geórgia (…) nós ganhamos por centenas de milhares de votos (…) você (Raffensperger) não pode deixar isso acontecer. Isso é um grande risco para você e Ryan (Germany, advogado de Raffensperger)”.

A matéria também mostra que o secretário republicano não se deixou pressionar e contestou a versão de Trump de que os dados sobre a votação estariam equivocados.

Vale lembrar que a Geórgia já realizou duas recontagens de votos, que terminaram com o mesmo resultado: vitória de Joe Biden. A derrota nesse estado, considerado reduto tradicional do Partido Republicano, foi uma das grandes responsáveis por frustrar os planos de Trump de se reeleger como presidente dos Estados Unidos.

O magnata e seus aliados vêm reforçando a ofensiva para buscar uma reviravolta nestes próximos dias, pois se aproxima cada vez mais a sessão do Congresso que oficializará os resultados do colégio eleitoral – está marcada para a próxima quarta-feira (6). Caso isso aconteça, a vitória de Biden se tornará irreversível, e Donald Trump terá que deixar a Casa Branca no dia 20 de janeiro.

Fórum
Jornal americano denuncia pressão de Trump para manipular resultado da Geórgia Jornal americano denuncia pressão de Trump para manipular resultado da Geórgia Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 04, 2021 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.