Barroso admite problemas, mas celebra primeiro turno das eleições municipais

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou em entrevista coletiva na segunda-feira (16) que, apesar dos problemas técnicos e da pandemia do coronavírus, o primeiro turno das eleições municipais ocorreu em clima tranquilo e foi um sucesso. Ele destacou o ambiente de tranquilidade do domingo (15) de votação e informou que o número de ocorrências foi o menor nos últimos anos. 

Segundo Barroso, o Brasil tem quase 148 milhões de eleitores e o comparecimento nas eleições deste ano foi de 113 milhões. A abstenção chegou a pouco mais de 23%, ante 17,6% do primeiro turno das últimas eleições municipais, em 2016. Ele lembrou que o Brasil e o mundo vivem um momento de restrições, por conta da pandemia. Barroso, no entanto, elogiou os estados de Piauí e Paraíba, que registraram os menores índices de abstenção do país, em torno de 15,5%. 

O presidente do TSE que o tribunal tinha o receio de uma “debandada dos mesários” e apontou que havia um “plano B” para a situação, em que seriam acionadas as universidades públicas e, depois, o Ministério da Defesa. Ele destacou as campanhas de voluntariado da Justiça Eleitoral e a boa resposta da população. 

— Conseguimos fazer eleições com grande sucesso, mesmo em meio a uma pandemia que já vitimou mais de 165 mil pessoas — disse. 
Inclusão 

O presidente Barroso também comemorou os resultados que apontam uma eleição mais inclusiva. Ele destacou que as mulheres eleitas para as prefeituras representam 12,2%, o que significa um aumento de 15% em relação às últimas eleições. O número de prefeitos eleitos que se reconhece como pretos ou pardos chegou a 32%, ante 29% da eleição de 2016. Segundo Barroso, também houve o registro de oito prefeitos eleitos que se declaram indígenas. 

— Temos andado na direção certa na inclusão, embora não velocidade desejada — afirmou.
 
Ataques 
Como já divulgado pelo TSE no domingo, o presidente Barroso confirmou que o sistema de segurança de tecnologia identificou um ataque massivo vindo tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos e da Nova Zelândia. Segundo a área técnica do TSE, o sistema chegou a registrar 486 mil tentativas de conexões por segundo. O volume de ataques teria o objetivo de interromper o funcionamento dos sistemas de tecnologia do tribunal. 

— O ataque não conseguiu ultrapassar as barreiras e foi repelido pelos mecanismos de segurança. Foi enfrentado e superado pela Justiça Eleitoral — comemorou Barroso. 

O ministro lembrou que foram vazados dados de servidores e ministros aposentados do TSE, mas os dados se referem ao período de 2001 a 2010 — sem qualquer ligação com a eleição. Segundo Barroso, ao mesmo tempo do ataque, milícias digitais entraram em ação nas redes sociais, tentando desacreditar o sistema da Justiça Eleitoral. Ele disse que há a suspeita de ação de grupos extremistas e que a Polícia Federal já foi formalmente notificada. 

Conforme informou Barroso, 3.509 urnas eletrônicas apresentaram defeito, o que representa apenas 0,78% do total. Ele acrescentou que “todas foram substituídas a tempo e a hora”, não sendo necessário o uso de cédula de papel em nenhum local de votação do país. 

Atrasos 
O ministro Barroso apontou que o atraso na divulgação dos resultados da eleição é um tema delicado, já que a sociedade brasileira está acostumada a uma divulgação mais rápida. Ele destacou, porém, que o sistema de votação não correu risco de fraude e lembrou que o tribunal conseguiu divulgar os números ainda no domingo. 

De acordo com o ministro, houve uma instabilidade no sistema de totalização que, durante certo tempo, ficou extremamente lento e chegou a travar durante alguns momentos. Ele informou que o TSE contratou os serviços da empresa Oracle, que ofereceu um supercomputador para o desempenho de uma tarefa nova, que era a totalização centralizada. 

Segundo Barroso, por conta de novos protocolos devido à pandemia do coronavírus, esse supercomputador chegou ao tribunal apenas em agosto, embora o prazo inicial fosse o mês de março. Essa demora impediu todos os testes prévios de totalização e originou o problema ocorrido. 

Em razão das limitações dos testes prévios, a inteligência artificial do equipamento demorou a realizar o aprendizado do processamento dos dados da votação, que chegavam em grande volume e em alta velocidade. A detecção e a solução do problema geraram um atraso de mais duas horas. 

— Já estamos olhando para o futuro, para que no segundo turno não ocorra o atraso. Também estamos convocando a empresa responsável, para que esse problema não se repita. Temos soluções internas que poderiam resolver esse problema, mas preferimos contar com a empresa — declarou. 

Totalização 
Barroso também destacou que, nas eleições anteriores, a totalização de votos era feita nos tribunais regionais (TREs), mas agora passou a ser feita pelo TSE como uma medida de segurança recomendada pela Polícia Federal. Ainda segundo o presidente, os problemas registrados no acesso ao e-Título também decorreram no grande volume de busca pelo aplicativo, que chegaram a 12 milhões na manhã do domingo. Ele disse que a área técnica do tribunal já está trabalhando para evitar esse tipo de problema. 

O ministro Barroso não quis responder a críticas do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre uma possível insegurança do sistema de votação e sobre a demora na apuração. Barroso disse que evita reclamar de atrasos em outros Poderes. Ele ainda destacou o papel da imprensa no enfrentamento das fake news, elogiou o corpo técnico e a assessoria do TSE e exaltou o trabalho dos presidentes dos tribunais regionais eleitorais. 

— Em nenhum momento a integridade do sistema esteve em risco. Poucos países do mundo têm essa rapidez na divulgação do resultado de suas eleições — concluiu o presidente. 

Ministério da Justiça 
Na noite de domingo, o Ministério da Justiça divulgou boletim sobre as ocorrências durante as eleições. De acordo com o ministério, houve 189 candidatos e 1.714 eleitores presos ou conduzidos. Houve ainda R$ 653 mil apreendidos. O ministério também informou que foram registradas 1.211 ocorrências de boca de urna, 41 casos de fake news e outras 440 de compra de votos. 

*Agência Senado

oblogdepianco.com.br
Barroso admite problemas, mas celebra primeiro turno das eleições municipais   Barroso admite problemas, mas celebra primeiro turno das eleições municipais Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on novembro 17, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.