domingo, 4 de outubro de 2020

Eleitores dizem que campanha em Piancó está 'muito parada'; propaganda no rádio começa dia 9 de outubro

O eleitor piancoense vem observando que a campanha eleitoral desse ano, não só por conta da pandemia do novo coronavírus, mudou. Os candidatos estão usando das mesmas práticas para alcançar o eleitorado. 

Registro fotográficos e post's nas redes sociais, tem sido a marca de todos, parecendo que os candidatos estão sendo orientados por um mesmo marketeiro. As abordagens são parecidas e o eleitor fica até sem saber de qual coligação é aquele ou aquela candidato (a). Nada mudou! Desde o último domingo (27/09), os candidatos às Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. "A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores". Só que a PLATAFORMA é a única coisa que não vem sendo apresentada ao eleitor durante as visitas dos candidatos(as).

Os candidatos podem fazer propaganda eleitoral na internet em sites e páginas nas redes sociais que sejam próprios do partido político ou da coligação, ou por meio do envio de e-mails ou mensagens instantâneas. 

PROPAGANDA NO RÁDIO
A partir do dia 9 de outubro até o dia 12 de novembro, de segunda-feira a sábado, em dois horários. No rádio, a propaganda irá ao ar das 7h às 7h10 e depois das 12h às 12h10; já na televisão, a transmissão ocorrerá das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

As emissoras também deverão reservar em sua programação diária 70 minutos, no primeiro turno, e 25 minutos, no segundo, para a veiculação de inserções de 30 e 60 segundos de propaganda eleitoral. Esse conteúdo deverá ir ao ar das 5h às 0h, na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para candidatos a vereador, para os quais a distribuição do tempo de propaganda é feita a critério do respectivo partido.

Apenas 10% do tempo disponível para a propaganda gratuita no rádio e na televisão serão distribuídos igualitariamente entre os partidos políticos. Os 90% restantes serão distribuídos proporcionalmente, conforme a representação das legendas na Câmara dos Deputados.

O eleitora aguarda o horário eleitoral pra ver se existe mudança nas propostas dos candidatos ao cargo majoritario, apesar de o Plano (Proposta) de Governo de cada um já está disponível no Site do TSE. Só que o eleitor mais simples não sabe como acessar essa página; e até os mais informados, não buscam saber sobre o projeto de cada candidato(a) para os próximos 04 (quatro) anos a frente da Prefeitura de Piancó.

Confira a íntegra da Resolução TSE nº 23.610/2019.

Acesse o calendário eleitoral das Eleições 2020.

http://www.tse.jus.br/eleicoes/calendario-eleitoral/calendario-eleitoral

oblogdepianco