Além dos senadores, sabatina de Kassio Nunes também terá participação popular

Os interessados podem enviar perguntas e comentários ao desembargador pelo Portal e-Cidadania...


(Samuel Figueira/TRF-1 Região)
O Senado Federal decide na quarta-feira sobre a ida do desembargador Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal. Ele foi o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo agora ex-ministro Celso de Mello na semana passada. Primeiro o desembargador passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. A expectativa é de uma sessão longa, já que além dos senadores, Kassio Nunes deverá ser interpelado também por cidadãos, que já podem enviar perguntas e comentários ao sabatinado pelo Portal e-Cidadania, em evento interativo. Cada senador terá dez minutos para formular questionamentos, e o desembargador terá o mesmo tempo para responder. São previstas ainda réplica e tréplica, de cinco minutos cada. A sabatina do ministro Edson Fachin, em 2015, por exemplo, prolongou-se por mais de 11 horas.

Kassio Nunes poderá ser questionado sobre temas que estejam na alçada do STF ou em discussão na sociedade e no Congresso Nacional. Os parlamentares também deverão perguntar sobre o currículo profissional do desembargador e sobre fatos da vida dele que considerarem relevantes. Se, após a sabatina, o nome for aprovado pela maioria dos presentes na reunião, a indicação segue para análise do plenário. Lá, Kassio Nunes precisa da aprovação de, pelo menos, 41 dos 81 senadores para tornar-se o novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Ambas as votações são secretas. Por isso, os senadores terão de votar presencialmente, o que demandará a instalação de terminais de votação em todo o Congresso. A medida visa evitar aglomerações e garantir a segurança dos parlamentares contra a Covid-19.

*Com informações do repórter Antônio Maldonado
Além dos senadores, sabatina de Kassio Nunes também terá participação popular Além dos senadores, sabatina de Kassio Nunes também terá participação popular Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on outubro 19, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.