Núcleo de Gênero do MPPB comemora os 14 anos da Lei Maria da Penha

Há 14 anos, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) era sancionada com o objetivo de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O Núcleo Estadual de Gênero do Ministério Público da Paraíba lembra a data, destacando os avanços trazidos pelo dispositivo legal e o longo caminho pela frente para garantir o respeito e a proteção dos direitos às mulheres. O órgão tem incentivando as mulheres e toda a sociedade a denunciar a violência contra as mulheres, através de campanhas e capacitações. No dia a dia, os promotores e procuradores de Justiça atuam na denúncia de agressores e em pedidos de medidas protetivas às vítimas.

A lei trata sobre as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher e sobre a assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar. Também cita as medidas integradas de prevenção, do atendimento pela autoridade policial, das medidas protetivas de urgência (que obriga o agressor e que protege a mulher), da assistência judiciária e sobre a equipe de atendimento multidisciplinar às vítimas de violência. Considerada uma das melhores leis do gênero, entre os integrantes do Núcleo de Gênero a opinião é de que falta a sociedade e os órgãos públicos zelarem mais pelo seu cumprimento. 

O que o Núcleo de Gênero pensam sobre a Lei Maria da Penha

“A Lei Maria da Penha foi uma conquista não só das mulheres, mas de toda a sociedade. Não podemos tolerar um ambiente no qual a mulher é tratada como cidadã de categoria inferior, como um objeto de posse de homens. Uma sociedade assim é uma sociedade adoecida e prejudicial não só às pessoas do gênero feminino, mas a todos. A lei simboliza a luta de uma mulher, Maria da Penha, que transformou-se na luta de todos os que compreendem que é preciso dar um basta à violência e a opressão contra as mulheres. Viva a Lei Maria da Penha, Viva as mulheres”. (Valberto Lira, procurador de Justiça).

“Considerada pela ONU a terceira melhor lei do mundo de enfrentamento à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha ainda esbarra em alguns entraves para ser cumprida integralmente. Os problemas vão desde um comportamento machista de alguns dos agentes de aplicação da lei até o número insuficiente de delegacias e varas especializadas. Na luta pelo rompimento do ciclo de agressões, não pode haver brecha, devemos fechar toda a rede de proteção em uma só, forte e coesa” . (Caroline Franca, promotora de Justiça).

“A Lei Maria da Penha, que completa hoje 14 anos, é uma lei de proteção integral, que tem mostrado a sua efetivação. Ela prevê mecanismos para prevenir e coibir a violência de gênero, seja ela física, moral, psicológica, patrimonial ou sexual.o Núcleo de Gênero tem trabalhado na disseminação dessas informações, através de campanhas, palestras e seminários para levar a sociedade todas as orientações esclarecimentos acerca desse tão importante diploma legal, que veio como um marco da histórias das mulheres aqui no Brasil” . (Ismânia Pessoa, promotora de Justiça).

"A Lei Maria da Penha representa um instrumento legal valioso na luta pelos direitos igualitários das mulheres e o fim da violência de gênero, ao criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e, assim, garantir a vida e a incolumidade física e psíquica das mulheres. Importante dizer que a aprovação dessa lei não veio de graça, mas foi fruto de uma luta incessante do movimento de mulheres, ao longo de décadas, desde a aprovação na Convenção de Belém do Pará, em 1994, e da condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso da bioquímica cearense, Maria da Penha, a quem a Lei 11.340/06 homenageou, pela sua saga em ver condenado seu agressor e ex-marido". (Rosane Araújo, promotora de Justiça)

O Núcleo Estadual de Gênero do MPPB foi criado pelo Ato PGJ 018/2019, com o objetivo de articular, propor e executar políticas institucionais e medidas judiciais e extrajudiciais, de forma isolada ou em conjunto com as demais promotorias de Justiça do Estado, relacionadas à questão de gênero, que se mostrem necessárias para o reconhecimento e a efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal, em tratados e convenções internacionais aprovadas pelo Congresso Nacional, bem como na Lei 11.340/2006. Compõem o Núcleo o procurador de Justiça Valberto Lira (coordenador) e os promotores de Justiça, Caroline Freire Monteiro da Franca, (secretária), Rosane Maria Araújo e Oliveira, Ismânia do Nascimento Rodrigues Pessoa da Nóbrega e Rogério Rodrigues Lucas de Oliveira.

oblogdepianco.com.br
Com Assessoria
Núcleo de Gênero do MPPB comemora os 14 anos da Lei Maria da Penha  Núcleo de Gênero do MPPB comemora os 14 anos da Lei Maria da Penha Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on agosto 10, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.