Presidente aciona sistema de abastecimento de água na Bahia

Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com água tratada e abastecimento regular... Região atendida integra o chamado “polígono da seca”, que engloba municípios que sofrem com estiagens prolongadas.

Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro acionou, nesta quinta-feira (30), em Campo Alegre de Lourdes (BA), o Sistema Integrado de Abastecimento de Água. Mais de 40 mil pessoas que dependiam de caminhões-pipa, chafarizes e poços tubulares com água salobra passarão a ter água tratada e abastecimento regular nos municípios baianos de Campo Alegre de Lourdes e Pilão do Arcado.

O empreendimento hídrico recebeu R$ 90 milhões em investimentos do Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Ao discursar na cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância de levar água a quem há tantos anos sofre os efeitos da seca. “Daqui vem nossa força, daqui vem aquilo que nós precisamos para continuar buscando o caminho certo para o nosso Brasil. Lá no Sudeste, na minha região, não temos problema de falta de água. E quando nós vemos e sentimos a felicidade de um povo quando chega a água naquela região, isso amolece nossos corações”, disse .

A captação da água do sistema acionado ocorre no lago de Sobradinho, no município de Pilão Arcado, e a estrutura cruza diversos povoados até chegar a Campo Alegre de Lourdes. No total, 71 comunidades serão beneficiadas nos dois municípios. Na sede e povoados, a água será domiciliar. Em algumas regiões da zona rural, será por chafariz, fonte usada para uso comunitário instalada em pontos estratégicos

A região atendida integra o chamado “polígono da seca” que engloba municípios que sofrem com estiagens prolongadas.

O presidente disse que ouviu, no local, sobre problemas da região e que o governo trabalha para solucioná-los junto com o parlamento. “Já ouvi de parlamentares e prefeitos, problemas da região. Esses problemas quem vai resolver não vai ser o Jair Bolsonaro sozinho. Vai ser eu e o Parlamento brasileiro. Nós temos como realmente mudar o destino do Brasil”, afirmou.

“Ninguém governa sozinho e o nosso país tem um tremendo potencial para ocupar o local que ele merece no cenário mundial. Com a graça de Deus e o apoio do povo, nós chegaremos lá”, ressaltou. “Tenho certeza, nós juntos faremos um Brasil diferente de poucas décadas atrás”.

A obra
O empreendimento acionado nesta quinta-feira pelo presidente Bolsonaro, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, é o maior para abastecimento de água já executado pela Codevasf no norte da Bahia.

Com 477 quilômetros de adutoras e redes de distribuição, a obra é composta por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), seis estações elevatórias, duas de pressurização, seis poços de sucção, seis reservatórios elevados e outros seis apoiados, quatro casas de cloração, além de mais de 8 mil ligações domiciliares.

A primeira etapa começou a funcionar em pré-operação em 2019 e passou a levar água a 28 mil pessoas em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, ainda de forma intermitente. Com a conclusão da segunda etapa, mais 11 mil pessoas passam a ser atendidas. E o abastecimento passa a ser regular.

oblogdepianco.com.br com Assessoria
Presidente aciona sistema de abastecimento de água na Bahia Presidente aciona sistema de abastecimento de água na Bahia Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on julho 31, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.