sexta-feira, 19 de junho de 2020

Em Itaporanga (PB), Juiz lança 'Projeto Alimentando os Pets' voltado aos animais de rua; confira

Nesta sexta-feira (19), o titular da 2ª Vara da Comarca de Itaporanga, Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, juntamente à Gerência do Fórum local, servidores e vigilantes da Unidade Judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba, lançou o Projeto “Alimentando os Pets”, voltado ao acolhimento e alimentação dos animais de rua do Município. A iniciativa vai beneficiar, principalmente, os cães que foram abandonados nesse período da pandemia da Covid-19.

O projeto vai viabilizar a instalação de coletores de ração e a água, além de estabelecer parcerias com o Corpo de Bombeiros, Centro de Zoonoses e a sociedade civil.

“Tomei conhecimento dessa iniciativa na Comarca de Conceição, por meio de um grupo de jovens e fiquei empolgado com a ideia. Inicialmente, vamos dar suporte aos animais que ficam no entorno do Fórum”, comentou o juiz. O magistrado acrescentou que o número de cachorros famintos está crescendo na cidade e que, devido à pandemia, os animais ficaram desassistidos.

“Isso nos comoveu e nos deu a vontade de desenvolver esse trabalho de forma institucional, já que somos um Poder e temos o dever de implementar os direitos fundamentais. O direito dos animais é uma preocupação constante. Importante destacar que todos no Fórum de Conceição estão envolvidos na ação”, disse o juiz.

Antônio Eugênio espera que o projeto tenha uma força multiplicadora e que a proposta encampada pelo Poder Judiciário estadual alcance representantes de outras instituições. “Acredito que com o envolvimento do Judiciário, a ação ganhe força e visibilidade na região, fazendo com que mais pessoas se sensibilizem com a triste situação dos animais de rua”, destacou o magistrado.

Ele lembrou que, na semana passada, foi conhecer de perto o projeto desenvolvido por adolescentes em Conceição. “Fiquei encantado com a dedicação aos animais de rua. Na oportunidade, percebi a afinidade entre os jovens e os pets. São pessoas que sabem do seu papel social. Vamos encampar a ideia e difundir esse projeto”, finalizou.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB
DICOM-Diretoria de Comunicação Institucional