terça-feira, 5 de maio de 2020

TRE alerta eleitores sobre o final do Alistamento Eleitoral

Neste período de adoção do isolamento social como medida de prevenção à infecção pelo Covid-19 (Coronavírus), o atendimento aos eleitores que necessitam regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral passará a ser feito através do aplicativo de celular WhatsApp.

Mas nem todo atendimento eleitoral precisa ser buscado por esse meio. Alguns serviços estão disponíveis para você em nossa página na Internet, e podem lhe ajudar a poupar bastante tempo:

* Está em dúvida sobre a situação de seu título de eleitor? Use o serviço de consulta à situação eleitoral.

* Deseja verificar se está em débito com a Justiça Eleitoral por ter deixado de votar em alguma Eleição, ou precisa gerar o boleto para pagamento de multa? Visite a página sobre quitação de multas.

* Quer apenas consultar o local em que irá votar nas Eleições de 2020? Use o serviço de consulta a locais de votação.

* Seu título eleitoral já está em ordem, mas você precisa de uma certidão de quitação para comprovar essa regularidade? Utilize o serviço de emissão de certidão de quitação.

* Busca apenas obter a 2a via de seu título de eleitor? Você pode utilizar a versão digital do documento. Para conhecê-la, acesse a página do aplicativo e-Título

Mas se você precisa do título regularizado para conseguir obter benefícios do governo, fazer matrícula em universidade ou poder votar nas Eleições de 2020, nesse caso deverá procurar o atendimento eleitoral remoto através do WhatsApp.

Para isso, há algumas coisas que você deverá providenciar antes de buscar o atendimento. Vamos saber quais?

Preparativos para o atendimento através do WhatsApp:
1) Caso não possua celular com acesso à Internet (Wi-fi ou por plano de dados), peça ajuda a um familiar que tenha. Se você não usa o WhatsApp, peça a ajuda a um familiar que saiba como utilizá-lo.
2) Certifique-se de que seu telefone está conectado à Internet (Wi-fi ou plano de dados) antes de prosseguir;
3) Consulte os números dos telefones do cartório de sua Zona Eleitoral. Adicione esses números na lista de contatos de seu celular, ou clique em um deles para iniciar automaticamente o atendimento via WhatsApp. Caso você não saiba em qual deles você deverá procurar atendimento, consulte sua zona eleitoral no serviço de consulta a locais de votação.
4) No WhatsApp, envie uma mensagem para o cartório eleitoral. Pode ser qualquer texto: “Bom dia”, “Oi”, “Olá”, …
5) Aguarde alguns segundos. Enviaremos automaticamente para você uma mensagem em resposta ao seu contato inicial com orientações sobre os dados e documentos que deverão ser enviados ao cartório. Por isso, fique atento e não se afaste do telefone. É possível também que o cartório solicite que você aceite uma chamada de áudio ou de vídeo para esclarecer dúvidas ou para pedir o envio de algum outro dado que não tenha sido encaminhado.

Mas, lembre-se: A Justiça Eleitoral dará preferência ao atendimento dos que precisam regularizar o título para resolver pendências urgentes, tais como os que buscam receber benefícios do governo; matricular-se em universidades; emitir o CPF ou registar a mudança de gênero no cadastro eleitoral.

Atendimentos para mudança de endereço ou de local de votação, atendimentos para eleitores facultativos, e emissão de 2a via do título de eleitor não são considerados prioritários, e só serão realizados por meio do WhatsApp caso o cartório eleitoral não tenha eleitores prioritários aguardando atendimento.

oblogdepianco.com.br com TREPB