Prefeita do Conde vira alvo de processo de cassação na Câmara

A prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB), se tornou alvo de um processo de cassação do mandato na Câmara Municipal. O argumento para o seguimento do processo foi a suposta participação dela em organização criminosa que teria existido no governo do Estado entre 2011 e 2018. O caso é investigado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. A gestora nega as acusações. A abertura da investigação foi aprovada por maioria simples, com placar de cinco votos contra quatro.

A maioria dos vereadores derrubou o parecer da Comissão Processante, formada para analisar o pedido. O grupo havia se posicionado contra a proposta, por entender que as acusações contra a prefeita ainda estão sendo apuradas pelo Ministério Público e que não há condenação. Além disso, o processo, neste momento, traria prejuízos para a cidade em meio à pandemia do novo Coronavírus.

A comissão que apresentou parecer contrário ao processo é presidida pelo vereador Pinta do Gurugi e teve como relator o Irmão Kaká. Os dois são do mesmo partido da prefeita. O outro integrante da comissão foi o vereador Juscelino Araújo (Cidadania).

A favor do seguimento do processo votaram Daniel Junior (Cidadania), Malba de Jacumã (DEM), Josélio Jogador (PROS) Juscelino Araújo (Cidadania) e Adriano Ferreira (PROS). Foram contra os vereadores Luzimar Nunes (PSB), Naldo Cell (PSB), Pinta do Gurugi (PSB) e Irmão Kaká (PSB).

Com a abertura do processo, a tendência é que os membros da Comissão Processante peçam dilatação do prazo para ouvir as partes. O regimento da Casa fala em 90 dias, mas o grupo entende que a pandemia trará dificuldades para que as testemunhas e acusados sejam ouvidos. O pedido ainda terá que passar por deliberação do plenário da Câmara.

A denúncia foi protocolada pelo advogado Herman Régis, filho do ex-prefeito da cidade, Aloízio Régis. Para que a cassação seja efetivada, os votos a favor devem somar pelo menos dois terços do total.

Prefeita do Conde vira alvo de processo de cassação na Câmara  Prefeita do Conde vira alvo de processo de cassação na Câmara Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 13, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.