Guedes afirma que está aberto para novas mudanças na política econômica

Ministro acenou para possível extensão do prazo do auxílio emergencial concedido pelo governo 

Jefferson Rudy/Agência Senado 
Questionado pelos parlamentares da comissão mista que acompanha as medidas econômicas relacionadas à pandemia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou as reformas estruturais como o caminho para a retomada econômica após essa primeira onda de Covid-19. 

Aos que rebateram com a necessidade de investimentos públicos, Guedes disse que não tem problema em “inverter a marcha” se necessário, mas disse que as coisas não podem se transformar em uma “farra eleitoral”. Ao longo da reunião, ele também acenou com a possibilidade de extensão do prazo do auxílio emergencial. 

Apesar de reconhecer que o mundo inteiro passará dificuldades, Guedes disse que confia nas reformas para atrair recursos para o processo de retomada da economia. “Se prosseguirmos com as reformas, virão centenas de bilhões de investimentos em saneamento, petróleo e gás - o choque da energia barata -, infraestrutura, setor elétrico. Tudo isso está pronto para ser disparado, se nós avançarmos. Independente disso, o governo também vai dar um empurrão na economia”, disse. 

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) colocou em dúvida a vinda de recursos estrangeiros. “Eu pergunto ao ministro se ele acredita mesmo que é possível reconstruir uma nação baseado no capital estrangeiro. Eu acho muito difícil. O Brasil resolver seus problemas, em especial de infraestrutura, saneamento básico, problema rodoviário, de moradia... com capital estrangeiro”. Lopes sugeriu o uso das reservas em dólar para investimentos. 

Guedes afirmou que o setor público já é deficitário; mas que, caso necessário, não terá dificuldade em tomar um caminho diferente do que tem defendido desde o começo do governo. "O Banco Central pode sim emitir muita moeda e pode sim comprar a dívida interna. Ele pode comprar porque se a taxa de juros for muito baixa e ninguém quiser comprar título novo... Aí você pode monetizar a dívida sem que haja impacto inflacionário. Nós estamos atentos a todas as possibilidades". 

Farra eleitoral
O ministro Paulo Guedes se mostrou otimista com o futuro, afirmando que as exportações brasileiras para a China têm compensado a queda de outros mercados. Também comentou que a taxa de desemprego apurada pelo IBGE, de 12,2% no primeiro trimestre, que segundo ele, poderia ter sido pior caso o governo não tivesse adotado as medidas emergenciais. 

"Agora, nós sabemos que o mundo espera que as reformas prossigam e que a gente tenha austeridade para entender que, numa crise de saúde, sim; não falta dinheiro para a saúde; mas isso não pode virar uma farra eleitoral", destacou. 

Ele voltou a defender ainda que o funcionalismo público também dê a sua contribuição, sem ter aumentos salariais nos próximos anos, para que o governo federal possa ajudar os estados e municípios com R$ 130 bilhões. 

Auxílio emergencial
Sobre as pessoas que até agora não conseguiram receber o auxílio emergencial, Guedes disse que o programa pode ter algumas “falhas”, mas que conta com o espírito solidário dos brasileiros para que uns ajudem os outros com os procedimentos de acesso. O ministro explicou que o auxílio emergencial pode ser estendido se necessário, mas lembrou que a produção essencial tem que ser mantida até para que as pessoas tenham o que comprar com o dinheiro. 

Ao responder sobre a possibilidade de revisão do teto de gastos das despesas públicas, Guedes afirmou que a medida poderia ser mal recebida pelos investidores, fazendo com que as taxas de juros subissem. 

A comissão mista aprovou que sejam realizadas audiências públicas com vários ministros, como os da Saúde, Nelson Teich, e da Casa Civil, Walter Braga Netto. 


Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Ana Chalub 
Agência Câmara de Notícias
Guedes afirma que está aberto para novas mudanças na política econômica  Guedes afirma que está aberto para novas mudanças na política econômica Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 03, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.