CMS de Piancó aprova e recomenda a realização de testes em todos os profissionais de saúde no município

(Reprodução)
A Resolução 'Ad Referendum' Nº 04/2020, do  Conselho Municipal de Saúde de Piancó,  aprovou  e recomenda, a realização de testes em todos os profissionais da rede de saúde do município, que foram contactantes com os casos positivados do COVID-19 em Piancó. (Trabalhadores da saúde do HRWL e que trabalham em outras unidades de Saúde da rede municipal, pública ou privada contratada).

A Resolução está em vigor desde o último dia 03 de maio de 2020 e assinada por Rayanne Napy Neves, do Conselho Municipal de Saúde de Piancó, bem como pelo presidente Antonio Leite Neto, Secretário Municipal de Saúde.

O Ministério da Saúde está ampliando para 22,9 milhões o número de testes que serão distribuídos para diagnosticar o Covid-19 no Brasil. Serão entregues ao Ministério da Saúde dois tipos diferentes de testes: 

Aqueles que detectam o vírus na amostra (RT-PCR) e outros que verificam a resposta do organismo ao vírus (teste rápido de sorologia, quando são verificados os anticorpos, na resposta imunológica do corpo ao micro-organismo invasor). Neste momento, o ministério definiu a aplicação dos testes em profissionais de serviços de saúde e de saúde e de segurança, além da verificação dos casos graves e óbitos.

SOBRES OS TESTES
Para identificar o coronavírus são utilizados dois métodos diferentes de testes e ambos são rápidos. Contudo, um deles (RT-PCR em tempo real) necessita que o exame seja realizado em laboratório com uso de equipamentos. O segundo, é um teste rápido sorológico para detecção de anticorpos (IgM/IgG) e pode ser feito até mesmo nos postos de saúde ou unidades volantes. 

1 - RT-PCR (biologia molecular) – o teste identifica o vírus no período em que está agindo no organismo. Desse tipo, foram comprados ou doados 14,9 milhões de testes, sendo 3 milhões adquiridos por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); 1,3 milhão comprado de empresas privadas; 600 mil de doação da Petrobrás; e 10 milhões, que ainda estão em negociação e deverão ser adquiridos no mercado nacional e internacional.

O uso desses testes é feito para diagnosticar casos graves internados. Além disso é utilizado na Rede Sentinela, ou seja, para acompanhar a evolução da doença no Brasil, como os sintomas dos casos mais graves associados ao vírus. Assim, para a vigilância, os testes são feitos em casos graves e amostragem de casos leves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

2 - Testes rápidos (sorologia) – o teste verifica a resposta do sistema imunológico ao vírus. Desse tipo, foram doados pela Vale do Rio Doce (5 milhões) e outros 3 milhões de testes foram comprados por meio da Fiocruz. Eles serão utilizados entre os profissionais de saúde e segurança para garantir a segurança e proteção deles. 

oblogdepianco.com.br
CMS de Piancó aprova e recomenda a realização de testes em todos os profissionais de saúde no município CMS de Piancó aprova e recomenda a realização de testes em todos os profissionais de saúde no município Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on maio 08, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.