Testes rápidos para a COVID-19 são distribuídos em todo o Estado; cidades no Vale do Piancó serão contempladas

Os testes rápidos foram distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo mantendo o fluxo de registro das informações via sistemas oficiais.

Os municípios de Conceição, Itaporanga e Piancó receberam da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba os testes rápidos para o coronavírus. Os testes rápidos foram distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo mantendo o fluxo de registro das informações via sistemas oficiais. A estratégia do governo do estado foi elaborada após a chegada do primeiro lote das 310 mil unidades de teste.

Evitar aglomerações
De acordo com a secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a SES distribuiu as 20 mil unidades entre 36 municípios, priorizando a região metropolitana da Capital que detém mais de 80% dos casos do novo coronavírus (Covid-19) no estado. Ela explicou que a estratégia adotada em João Pessoa, foi a testagem em domicílio, para evitar aglomerações.

“As pessoas que serão testadas são aquelas com tempo de sintomas acima de sete dias e que foram notificadas com síndrome gripal pela central de atendimento do município no período entre 17 de março e 17 de abril. Para todos os 36 municípios tivemos a mesma contrapartida. Enviamos os testes e eles vão arcar com os EPIs e as testagens”, pontuou.

Estratégia
O objetivo da estratégia é contabilizar o número de indivíduos com síndrome gripal infectados pelo Covid-19 e saber como se comporta a doença na capital, a área mais afetada da Paraíba. Com isso, o Estado e o município esperam obter dados que possam auxiliar na tomada de decisão de estratégias para o enfrentamento da pandemia. A testagem será realizada por 30 equipes de saúde no período de 26 a 30 de abril.

Governo começa aplicação de testes rápidos em profissionais de saúde e de segurança
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou na terça-feira (14) a aplicação dos testes rápidos para detectar Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança. Os testes estão sendo realizados em 42 locais, distribuídos nos 12 municípios sede das Regionais de Saúde e em unidades da Rede Hospitalar do estado. 

São 8.700 testes rápidos que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde para aplicar em profissionais de saúde e segurança que estejam com sintomas a partir do décimo dia, como orienta o Ministério da Saúde.

Os municípios sede para onde os testes foram distribuídos são: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, é necessário reforçar que o teste rápido é uma metodologia de triagem, não de diagnóstico. "Neste momento, serão testados apenas os profissionais que estão na linha de frente, uma vez que foram enviados pelo Ministério da Saúde para este fim”, explica.

O resultado dos testes rápidos é entregue entre 15 e 30 minutos, muito similar ao de Hepatite e Aids, no qual é preciso apenas uma pequena gota de sangue em uma fita reagente. 

O profissional que apresentar laudo positivo precisará cumprir as medidas de isolamento, durante 14 dias e, caso já estejam em isolamento, deverá prosseguir até completar o ciclo recomendado pelas autoridades de saúde. Se o resultado for negativo, deve retornar, imediatamente, ao trabalho.

A Secretaria reforça aos municípios que realizem os testes e evitem aglomeração de pessoas.

Veja locais de realização do teste rápido aqui

obçogdepianco.com.br/SES
Testes rápidos para a COVID-19 são distribuídos em todo o Estado; cidades no Vale do Piancó serão contempladas Testes rápidos para a COVID-19 são distribuídos em todo o Estado; cidades no Vale do Piancó serão contempladas Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 29, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.