Promotoria ajuíza ação de improbidade contra vereadora por acúmulo ilegal de cargos

A Promotoria de Justiça de Cabedelo ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a vereadora Maria do Socorro Gomes por acúmulo ilegal de cargos públicos. A ação foi ajuizada pelo 4º promotor de Justiça de Cabedelo, Ronaldo Guerra, e tramita na 4ª Vara Mista com o número 0804037-86.2020.8.15.0731.

De acordo com Ronaldo Guerra, a ação é resultado de um inquérito civil público instaurado na Promotoria de Justiça em razão de uma denúncia anônima encaminhada à Ouvidoria do MPPB.

Na investigação ficou constatado que Maria do Socorro Gomes possui três vínculos. É aposentada como Atendente, junto à Paraíba Previdência (PBPrev), desde 27 de março de 2018; também é aposentada pelo Instituto de Previdência do Município de Cabedelo desde 2004; e exerce o cargo de vereadora na Câmara de Cabedelo, desde abril de 2018. “Inelutavelmente, dúvidas não há de que a vereadora, ora promovida, acumula ilegalmente cargos públicos, e que também recebe os subsídios do cargo de vereador, que são de R$ 8 mil, em desacordo com os ditames constitucionais”, diz o promotor na ação.

Conforme o promotor de Justiça, tanto a Constituição Federal como a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal proíbem a tríplice acumulação de cargos públicos, inclusive em casos de aposentadoria. “É preciso ressaltar que a regra de vedação à acumulação não atinge apenas os servidores ativos. A percepção simultânea de proventos de também deve aposentadoria observar os ditames constitucionais”, disse.

Ainda segundo o promotor, a Constituição Federal permite a dupla acumulação remunerada de cargos, empregos ou funções públicas, nas hipóteses previstas, bem como a percepção simultânea de duas aposentadorias, decorrentes dos cargos acumuláveis. “A acumulação tríplice de remunerações, ainda que decorrente de vencimentos ou proventos de cargos acumuláveis na forma da Constituição, é expressamente vedada pela jurisprudência firme do Supremo Tribunal Federal”.

Além disso, a Constituição não permite o acúmulo do mandato eletivo de vereador com outros dois cargos, empregos ou funções, ainda que acumuláveis entre si e ainda que haja compatibilidade de horários.

Pedidos
A ação requer que seja concedida tutela antecipada para suspender o pagamento dos subsídios pela Câmara Municipal de Cabedelo, fixando-se multa de 20 salários mínimos por dia em caso de descumprimento.

A Promotoria também requereu o reconhecimento da prática de ato de improbidade administrativa previstos nos artigos 10 e 11 da Lei 8.429/92, condenando-o nas sanções previstas no artigo 12 da mesma lei, especialmente ao ressarcimento dos valores acrescidos ilegalmente a seu patrimônio, desde abril de 2018, momento em que assumiu a vereança, até a exata suspensão do pagamento dos subsídios de vereador, sendo que o montante deverá ser atualizado monetariamente pelos índices oficiais de correção e acrescidos de juros de mora na taxa legal, a serem apurados na fase processual adequada.

MPPB
Promotoria ajuíza ação de improbidade contra vereadora por acúmulo ilegal de cargos Promotoria ajuíza ação de improbidade contra vereadora  por acúmulo ilegal de cargos Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 29, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.