PANDEMIA: Ministro Nelson Teich libera 77 leitos de UTI para a Paraíba

O coordenador da bancada federal da Paraíba, Efraim Filho (DEM), confirmou na terça-feira (28), que o ministro da saúde, Nelson Teich, autorizou a habilitação de 77 leitos de UTI para a Paraíba ampliar o atendimento aos pacientes com coronavírus. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) já foi autorizada e estará sendo efetivada ainda nesta semana, representando um valor de R$ 11 milhões, segundo o parlamentar.

A decisão do ministro ocorre após repercussão sobre o limite de leitos para o tratamento da Covid-19 na Paraíba, que pode se esgotar em breve. O alerta foi dado pelo governador João Azevêdo (Cidadania), em entrevista ao programa Rede Verdade, da TV Arapuan, em cadeia com a rádio Arapuan FM, que reclamou sobre a falta de habilitação de leitos do Governo Federal na Paraíba.

“Não recebemos nenhum leito, o que temos estamos comprando, através de um grande esforço para ampliar a rede de atendimento, que poderá ser rapidamente absorvida caso a população não atenda as recomendações de isolamento social”, informou o governador.

Para o deputado Efraim Filho, “A bancada federal agiu rápido junto ao Governo Federal do presidente Jair Bolsonaro e Ministério da Saúde para que não houvesse tratamento diferenciado ao nosso Estado”, disse em entrevista ao Polêmica Paraíba.

“A bancada federal tem conseguido cumprir seu papel de ponte, articulada entre o Governo Federal do presidente Jair Bolsonaro e o Governo Estadual. Em tempos de crise é hora de ajudar a salvar vidas, e conquistar para a Paraíba recursos e investimentos que nos deixarão mais preparados para enfrentar a pandemia Covid19”, avaliou o parlamentar.

Serão contemplados os seguintes hospitais, de acordo com a proposta encaminhada pelo Governo do Estado: da grande João Pessoa, os hospitais Clementino Fraga, Santa Isabel e Metropolitano Dom José Maria Pires; os Hospitais Pedro I e Dr Severino Bezerra de Carvalho, em Campina Grande; e os hospitais regionais de Cajazeiras e o Jandhuy Carneiro em Patos, no sertão.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a ocupação dos leitos na Paraíba para o tratamento da Covid-19 já chega a mais de 40%, tendo disponíveis apenas 23 leitos para o tratamento da doença.

PolêmicaParaíba
PANDEMIA: Ministro Nelson Teich libera 77 leitos de UTI para a Paraíba PANDEMIA: Ministro Nelson Teich libera 77 leitos de UTI para a Paraíba Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 29, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.