COVID-19: Decreto autoriza uso de Cloroquina em paciente do DF

Foi publicado, na segunda-feira (13/04), um decreto da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) que autoriza profissionais da rede de saúde da capital a utilizarem o medicamento cloroquina no tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19.


Na determinação publicada nesta segunda, o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, afirma que a cloroquina será disponibilizada no formato 150 mg.

Ainda segundo a determinação, os hospitais com infectados deverão computar a saída da droga de maneira individualizada por paciente. A medida passa a valer a partir da publicação do ato.

A expectativa do Iges é de que pelo menos 400 pacientes infectados pelo novo coronavírus possam usar a medicação. O instituto havia submetido à análise da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) um protocolo de pesquisa “inovador para estudo de tratamento para Covid-19 chamado AGES-COVID-HCQ”.

À reportagem, o Iges-DF destacou que a iniciativa “está alinhada com recomendação do Ministério da Saúde que reforça a necessidade de avaliar o real benefício da hidroxicloroquina isolada ou em associação, uma vez que não existe, até o momento, evidência de qualidade sobre seu benefício real para pacientes”.

O uso do medicamento no tratamento não é consenso no mundo e divide especialistas. Há, inclusive, 65 estudos científicos investigam efeitos da cloroquina.
18 pacientes

Embora ainda guarde resultados mais precisos de análises sobre o remédio, a Secretaria de Saúde também tem administrado o fármaco em terapias paralelas, principalmente em quadros considerados graves.

Documento obtido com exclusividade pelo Metrópoles, datado de 6 de abril, revela que a pasta tem conhecimento de 18 casos em que o medicamento com efeitos controversos tem sido aplicado “como suporte” em pacientes hospitalizados, “mas sem que outras medidas sejam dispensadas”.

Metrópoles
COVID-19: Decreto autoriza uso de Cloroquina em paciente do DF COVID-19: Decreto autoriza uso de Cloroquina em paciente do DF Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 14, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.