Comissão de Segurança da Informação do TRE-PB emite alerta contra a disseminação de 'phishing'

Segurança alerta contra e-mails e mensagens via SMS, e inclusive por Whatsapp, que propagam ações criminosas, permitindo o
 roubo de informações


A Comissão de Segurança da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) emite alerta contra a disseminação de ações enganosas que podem levar usuários a perigo.

Segundo a Comissão de Segurança, e-mails e mensagens via SMS, e inclusive por Whatsapp, têm propagado ações criminosas com o propósito de induzir a práticas falsas, utilizando o novo coronavírus como isca principal, e registra que entre os meses de fevereiro e março de 2020, houve um aumento de 124,5% nas tentativas de phishing – mensagens que visam roubar informações por meio de dispositivos móveis, no Brasil.

O alerta chama atenção para o cuidado redobrado ao visualizar e acessar conteúdos relacionados ao novo coronavírus em qualquer tipo de dispositivo e plataforma, checando a confiabilidade das fontes.

Para ajudar na proteção contra a phishing, a Comissão listou alguns temas utilizados pelos criminosos: Informações sobre cadastro para benefícios assistenciais do governo; Notícias sobre tratamentos e vacinas; Campanhas para ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade; e Convocações para testes da pandemia Covid-19.

Silma Leda Sampaio de Albuquerque, diretora-geral da Secretaria do TRE-PB, enfatizou a necessidade de muita cautela e atenção redobrada no que tange à segurança dos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral da Paraíba.


*Assessoria de Comunicação Institucional e Cerimonial

oblogdepianco.com.br
Comissão de Segurança da Informação do TRE-PB emite alerta contra a disseminação de 'phishing' Comissão de Segurança da Informação do TRE-PB emite alerta contra a disseminação de 'phishing' Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on abril 05, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.