quarta-feira, 11 de março de 2020

Sete cidades do Sertão da Paraíba ficam sem água após açude secar, diz Cagepa


Foto: Adonias Silva/G1/Arquivo
Pelo menos sete municípios do Sertão do estado tiveram o abastecimento de água suspenso nesta terça-feira (10). Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a suspensão aconteceu porque o açude Capivara, localizado em Uiraúna, secou.

Foram afetadas as cidades de Uiraúna, Vieirópolis, Lastro, Poço de José de Moura, Poço Dantas, Joca Claudino e Bernardino Batista.

De acordo com a diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, a suspensão é necessária por causa do baixo nível de água do manancial. O reservatório atingiu o ponto em que tecnicamente não é mais possível realizar o tratamento de água para distribuição à população.

Conforme dados disponíveis no site da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o açude tem capacidade para 37.549.827 m³ e conta, atualmente, com 293.361 m³, que correspondem a 0,78% do volume total.

Segundo a diretoria da Cagepa, a cobrança da conta de água ficará suspensa até que o sistema seja restabelecido. O órgão informou também que tenta manter acordos com prefeituras e órgãos públicos para minimizar os transtornos causados pela falta de água na região afetada, mas não explicou como será feito o abastecimento no local.