Sete cidades do Sertão da Paraíba ficam sem água após açude secar, diz Cagepa


Foto: Adonias Silva/G1/Arquivo
Pelo menos sete municípios do Sertão do estado tiveram o abastecimento de água suspenso nesta terça-feira (10). Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a suspensão aconteceu porque o açude Capivara, localizado em Uiraúna, secou.

Foram afetadas as cidades de Uiraúna, Vieirópolis, Lastro, Poço de José de Moura, Poço Dantas, Joca Claudino e Bernardino Batista.

De acordo com a diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, a suspensão é necessária por causa do baixo nível de água do manancial. O reservatório atingiu o ponto em que tecnicamente não é mais possível realizar o tratamento de água para distribuição à população.

Conforme dados disponíveis no site da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o açude tem capacidade para 37.549.827 m³ e conta, atualmente, com 293.361 m³, que correspondem a 0,78% do volume total.

Segundo a diretoria da Cagepa, a cobrança da conta de água ficará suspensa até que o sistema seja restabelecido. O órgão informou também que tenta manter acordos com prefeituras e órgãos públicos para minimizar os transtornos causados pela falta de água na região afetada, mas não explicou como será feito o abastecimento no local.

Sete cidades do Sertão da Paraíba ficam sem água após açude secar, diz Cagepa Sete cidades do Sertão da Paraíba ficam sem água após açude secar, diz Cagepa Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 11, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.