Itaporanga recebe Núcleo Consensuais de Conflitos pelo TJPB

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba inaugura, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), mais dois Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). No dia 12, às 9h, será inaugurado o Cejusc da Comarca de Ingá e, no dia 13, às 16h, será a vez de Itaporanga. A partir dessas instalações, o Nupemec contabilizará 44 Centros de Conciliação no Estado.

Diretor adjunto do Nupemec, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, ressaltou que a implantação desses centros visa a diminuição do acervo processual das comarcas e busca agilizar o sistema judiciário no Estado. “O objetivo maior está em auxiliar o crescimento da politica de conciliação nas comarcas paraibanas”, destacou.

Juiz Fábio Leandro afirmou, ainda, que as atividades de conciliação são voltadas para os estudantes de direito. “Os Cejuscs, quando inaugurados, precisam de material humano qualificado. Para alcançar esse objetivo, o Nupemec promove capacitações, transmitindo aos alunos das instituições de ensino parceiras do Tribunal conhecimentos necessários para que possam exercer a função de conciliador nos Centros de Conciliação da maneira mais eficaz”, afirmou Fábio Leandro.

Capacitações – O Calendário de Capacitações do Nupemec para os meses de março, abril e maio já está pronto. Nos dias 17 e 18 de março, ocorre na Comarca de Campina Grande e, em seguida, nos dias 7 e 8 de abril, será a vez das regiões de Cajazeiras e Sousa, integradas pelas Comarcas de Catolé do Rocha, Conceição, Pombal, Uiraúna e São João do Rio do Peixe.

Na região de Patos (Água Branca e Piancó), a capacitação será realizada dias 28 e 29 de abril. Já na Comarca de Guarabira (Areia, Bananeiras, Itabaiana, Mamanguape, Rio Tinto e Sapé) o treinamento acontecerá nos dias 12 e 13 de maio. Por último, a formação chegará à Comarca de João Pessoa e região (Bayeux, Cabedelo e Santa Rita), nos dias 26 e 27 de maio.

Por Rayanne Melo (estágiaria)/ Gecom-TJPB
DICOM-Diretoria de Comunicação Institucional
Itaporanga recebe Núcleo Consensuais de Conflitos pelo TJPB Itaporanga recebe Núcleo Consensuais de Conflitos pelo TJPB Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 12, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.