Instituto Adolfo Lutz consegue sequenciar em 48h o genoma do SARS-CoV2 do primeiro caso de COVID-19 da América Latina

O Genoma do SARS-CoV-2 do primeiro caso de COVID-19 da América Latina sequenciado em 48 horas pelo Instituto Adolfo Lutz O Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e com a Universidade de Oxford, completou hoje o sequenciamento do primeiro caso de coronavírus da América Latina, em apenas 2 dias após o caso ter sido confirmado. 

Os pesquisadores fazem parte do projeto CADDE, que tem apoio da FAPESP e do Medical Research Council (MRC) do Reino Unido, e desenvolve novas técnicas para monitorar epidemias em tempo real. Os dados de genomas completos do SARS-CoV-2 dos casos de COVID-19 são essenciais para o desenvolvimento de vacinas e de testes diagnósticos. Esses dados são importantes para a compreensão da dispersão do vírus e para detectar mutações que possam alterar a evolução da doença. 

O primeiro caso de COVID-19 no Brasil (BR1) teve o diagnóstico molecular confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz no dia 26 de fevereiro de 2020. O caso refere-se a um paciente infectado com o vírus durante uma visita à região de Lombardia, no norte de Itália, entre os dias 9 e 21 deste mês. O genoma completo do vírus foi disponibilizado à comunidade científica no dia 28 de fevereiro de 2020. 

Uma análise preliminar da nova sequência, em conjunto com dados disponibilizadas por outros pesquisadores, encontra-se disponível no Virological.org, um fórum de discussão para virologistas, epidemiologistas e especialistas em saúde pública: http://virological.org/t/first-report-of-covid-19-insouth-america/409 

A figura  mostra o número oficial de casos de COVID-19 confirmados na Itália pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e mostra a rapidez da resposta do grupo de pesquisa brasileiro. 

Grupos internacionais têm demorado em média 15 dias para gerar e submeter as suas sequências relativas a casos de COVID-19, o que destaca a relevância científica da pesquisa brasileira.

oblogdepianco.com.br com IAL
Instituto Adolfo Lutz consegue sequenciar em 48h o genoma do SARS-CoV2 do primeiro caso de COVID-19 da América Latina Instituto Adolfo Lutz consegue sequenciar em 48h  o genoma do SARS-CoV2 do primeiro caso de COVID-19 da América Latina Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on março 01, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.