PB Rural Sustentável: Cooperar e Empaer assinam acordo de cooperação

Com o objetivo de conjugar esforços e recursos materiais e técnicos, o Projeto Cooperar e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), assinaram, nesta segunda-feira (3), acordo de cooperação técnica financeira voltados ao desenvolvimento rural sustentável da Paraíba, no âmbito do Programa PB Rural Sustentável, por meio da assistência técnica e extensão rural. O Projeto Cooperar é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds).

O acordo foi assinado pelo secretário executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, e pelo presidente da Empaer, Nivaldo Moreno de Magalhães, e testemunhado pelo gerente do Projeto Cooperar no Bird, Maurizio Guadagni, pelo gerente Operacional de Produção Agropecuária e Ação Social, Flávio Muller Borghezar e pelo chefe de gabinete do Cooperar, Marcílio Nóbrega. O consultor do BM, Ditmar Zimath, também estava presente. A assinatura aconteceu durante a realização da reunião do Banco Mundial com a equipe técnica do Projeto Cooperar, às 15h, no gabinete do secretário executivo do órgão. 

O secretário executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, disse que a determinação do governador João Azevêdo é que sejam utilizados os recursos humanos que a Empaer dispõe, além de toda capilaridade de escritório que a empresa tem em todo Estado. Omar ressaltou ainda que a assinatura do acordo reflete numa grande parceria na questão da assistência técnica “aos projetos que vamos executar em todos os municípios do Estado da Paraíba. Toda a parte de capacitação e de acompanhamento dos agricultores beneficiários será feita através da Empaer”, garantiu. 

Para o presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, o acordo visa apresentar a capilaridade da Empaer e, juntamente com o Projeto Cooperar, levar a parte de assistência aos beneficiários do programa, PB Rural Sustentável para o Estado. “Hoje assinamos um protocolo de cooperação técnica com o Cooperar na presença dos consultores do Banco Mundial, para que possamos, nos próximos dias, já começar a execução do programa quando ele for iniciado. Na realidade nós já estamos com nossa participação, onde o gerente operacional Flávio Muller é o nosso ponto focal junto ao Cooperar, e daí fazer contatos com as regionais onde vamos colocar a nossa estrutura e, é claro, o Projeto Cooperar vai apoiar no fortalecimento para que possamos dar continuidade à execução do PB Rural Sustentável”, confirmou Nivaldo.

Conforme o documento, no âmbito de cada instituição, compete ao Projeto Cooperar integrar a Empaer no processo de execução do PB Rural Sustentável, de modo a criar sinergia nas ações de assistência técnica, extensão rural e acompanhamento dos subprojetos, enquanto à Empaer compete designar profissional, em cada município ou região do Estado, onde existir unidade local ou regional, para ser responsável pelas ações de assistência técnica, extensão rural e de acompanhamento e avaliação regular da execução do PB Rural Sustentável; além de apoiar o Cooperar em todas as técnicas necessárias para o desenvolvimento e implantação dos subprojetos de cada um dos Componentes do PB Rural Sustentável garantindo o atingimento dos objetivos e metas; entre outros apoios.

oblogdepianco.com.br 
PB Rural Sustentável: Cooperar e Empaer assinam acordo de cooperação PB Rural Sustentável: Cooperar e Empaer assinam acordo de cooperação Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on fevereiro 04, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.