Proposta extingue o pagamento de honorários de sucumbência a advogados públicos

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O Projeto de Lei 6381/19 extingue o pagamento de honorários de sucumbência a advogados públicos. A proposta revoga dispositivo do Código de Processo Civil com tal previsão. Honorários de sucumbência são os honorários advocatícios pagos pela parte vencida do processo ao advogado da parte vencedora.

Van Hattem alega que a norma é inconstitucional

O autor da proposta, deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), alega que a norma contraria a Constituição, na Segundo Van Hattem, os advogados públicos são servidores públicos e não poderiam usufruir de direitos garantidos à advocacia privada.

“Não se pode permitir esse absurdo concedido a uma categoria de servidores apenas porque se aproveitaram da situação de serem advogados (que, aliás, têm como clientes a própria cidadania, que já paga por seus vencimentos) com o propósito de distribuir vantagens inconstitucionais”, diz o parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Ana Chalub
Agência Câmara Notícias
Proposta extingue o pagamento de honorários de sucumbência a advogados públicos  Proposta extingue o pagamento de honorários de sucumbência a advogados públicos Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 22, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.