Festividades de São Sebastião em Piancó

No dia 20 de janeiro, comemora-se a o Dia de São Sebastião. A  Paróquia de Santo Antonio em Piancó e a comunidade celebram o santo. A festa teve início no último dia 17 e a comemoração ganha destaque no dia 20, segunda-feira, já que São Sebastião é o padroeiro da Comunidade "Rua Nova". O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste, protetor das pessoas feridas e com doenças contagiosas. A comemoração do Dia de São Sebastião é marcada principalmente por missas e procissões, que são realizadas na Capela recém reformada, e por uma Quermesse com barraquinhas ao redor da capela para a venda de comidas aos presentes.

São Sebastião

São Sebastião nasceu na França no século III, mas logo pequeno, sua família mudou-se para Milão. Lá, ele cresceu e foi educado dentro dos valores do cristianismo. Quando jovem, Sebastião alistou-se como soldado de Roma e acabou se tornando um dos guardas prediletos do Imperador Dioclesiano. O imperador era conhecido, entre outras, por perseguir os cristãos. Assim, Sebastião utilizava-se de seu relativo poder militar para agir secretamente junto aos prisioneiros cristãos, levando a eles palavras de conforto antes de suas lutas como gladiadores. Dessa forma, o soldado ganhou fama de benfeitor.


No Brasil
A adoração de São Sebastião chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. Conta-se que na batalha que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto lutando entre os mamelucos, índios e portugueses em defesa das terras brasileiras. A batalha teria acontecido no dia 20 de janeiro, dia do santo.


“São Sebastião, glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males para que servindo a Jesus Cristo alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu. Amém.”


oblogdepianco.com.br
Imagens/crédito: Antonio Cabral
Festividades de São Sebastião em Piancó Festividades de São Sebastião em Piancó Reviewed by www.oblogdepianco.com.br on janeiro 19, 2020 Rating: 5

Tecnologia do Blogger.