quarta-feira, 22 de julho de 2020

Piancó tem 92 pessoas recuperadas da Covid-19 e 17 em tratamento domiciliar

Seguindo todas as recomendações e protocolos do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus no Município de Piancó, a cidade tem hoje 92 pessoas recuperadas da Covid-19 e 17 em tratamento domiciliar. O prefeito Daniel Galdino vai realizar hoje, quarta-feira (22), a partir das 18:30h, live pelo Facebook. em conversa/entrevista exclusiva à população, onde irá explicar algumas medidas que a prefeitura tem adotado para tentar conter o avanço da doença no município. Acesse facebook.com/daniel.galdino.3998 e interaja com o prefeito.

Comitê de Contingenciamento do Coronavírus no Município de Piancó
Membros do Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento contra COVID-19, do Município de Piancó, participam sempre de reuniões através de videoconferência. O Comitê reúne pessoas de entidades e órgãos da saúde para tratar do avanço e das medidas tomadas para coibir a disseminação do Coronavírus na cidade, assim como planejar ações e avaliações dos serviços de saúde que estão em andamento.
Boletim Epidemiológico de 21 de julho de 2020

Dados preliminares da Secretaria de  Saúde mostram que os 112 pacientes que contraíram a Covid-19; 92 já estão recuperados, um quarto dos  casos confirmados no Município até às 20:30h do dia 21 (Boletim Epidemiológico).  Eles testaram positivo para o novo coronavírus, mas não apresentam mais os sintomas da doença.

São considerados recuperados aqueles pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado pelo Teste Rápido da Covid ou por algum outro laboratório,  e receberam tratamento adequado aos sintomas e agora já não apresentam os sinais da doença.

Teste Rápido da Covid
Conforme a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não é possível utilizar esta informação isoladamente como diagnóstico, sendo recomendada a confirmação por ensaio molecular, onde é possível identificar a presença ou não do vírus na amostra testada. Por esse motivo, é importante salientar que o teste rápido não detecta especificamente o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido.

O COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). O período de incubação varia de 2 a 14 dias, sendo de 5 dias em média. Os sintomas surgem após esse período e geralmente persistem por 5 a 7 dias. Após sete dias, começa o período de maior transmissibilidade, isto é, quando as pessoas podem passar o vírus a outras pessoas.

Testes rápidos Covid-19 na farmácia, Pode?
Pode sim. A Anvisa aprovou em 28/04 a proposta de realização de testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) de anticorpos e antígenos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em farmácias e drogarias. A medida tem caráter temporário e excepcional e visa ampliar a oferta e a rede de testagem, bem como reduzir a alta demanda em serviços públicos de saúde durante a pandemia.

oblogdepianco.com.br