domingo, 10 de novembro de 2019

Águas da transposição poderão retornar à PB este mês

(Foto: Divulgação)
O bombeamento da transposição do São Francisco poderá ser retomado até o fim deste mês para à Paraíba. A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que vem finalizando uma solução quanto ao problema identificado no reservatório de Cacimba Nova, em Sertânia, Pernambuco, que paralisou o bombeamento para Monteiro.

Segundo o MDR, a solução para o problema vem sendo trabalhada desde agosto e a barragem vem passando por testes para avaliação do funcionamento e análise da segurança.

“Apesar da barragem Cacimba Nova estar em monitoramento e testes com vazão reduzida, as águas do Rio São Francisco já seguem pelos canais com previsão de chegar ao último reservatório do Eixo Leste – Campos -, até o fim de novembro, por onde seguirá até o portal de entrega em Monteiro-PB”, disse o MDR.

MPF pediu retomada do bombeamento
Nessa sexta-feira (8), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPPB) recomendaram à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que, mediante devido monitoramento da barragem de Cacimba Nova, em Custódia, Pernambuco, libere água proveniente do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), eixo leste, para o canal de Monteiro, Borborema da Paraíba.

A recomendação estabelece que a vazão de água não deve ser inferior a 0,8m³/s, visando garantir a mínima segurança hídrica à população do Cariri paraibano (alto curso do Rio Paraíba).

Portal Correio