segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Eleição para Conselho Tutelar supera expectativas e causa tumulto em várias cidades da Paraíba; Confira alguns resultados

Todas as pessoas com mais de 16 anos e que tenham título regular com inscrição nas zonas eleitorais da cidade em que vivem,  votaram neste domingo (6), em todo o país, para a escolha de Conselheiros Tutelares. Eles (Os Conselheiros) são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes. A maioria dos piancoenses talvez nunca tenham ouvido falar de uma campanha para conselheiro tutelar mais acirrada que a deste ano. De um lado, partidos de esquerda pedindo em grupos de WhatsApp apoio para vencer candidatos conservadores. Do outro, as mesmas mensagens, só que no sentido inverso, tendo como alvo o campo progressista. É um aperitivo do que serão as eleições do ano que vem, com um país ainda profundamente dividido por causa do pleito de 2018.

Segurança
Segundo o plano de segurança, policiais fizeram rondas perto dos locais de votação e no acesso a eles tiveram uma atenção para evitar crimes comuns como também ligados ao pleito, a exemplo de práticas de boca de urna.

Em algumas cidades paraibanas, as eleições foram marcadas por tumultos, diante do grande número de eleitores que foram votar, superando as expectativas das eleições anteriores. A explicação dos membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, é a de que nesse ano os candidatos fizeram campanhas conscientizando os eleitores, amigos e familiares, sobre a importância da eleição para Conselheiro Tutelar, o que levou muita gente a participar do pleito.


Em Patos, Eleições dos Conselhos Tutelares tem tumultos devido ao uso de cédulas de papel
O processo de seleção dos novos conselheiros tutelares em Patos começou  marcado pela desorganização. De acordo com Lívia Vila Nova, promotora de Justiça, o processo de votação foi realizado em cédulas de papel devido a uma determinação judicial em favor de uma candidata que não teve seus dados disponibilizado nas urnas eletrônicas corretamente. “Votar em cédulas de papel é mais demorado do que em urna eletrônica, e por conta disso as filas tem demorado mais do que inicialmente se imaginava. Mas nós asseguramos que todos que estão aqui irão votar”, explicou a promotora.

Em Piancó como em outras cidades, foi escolhido um único local para que as seções eleitorais fossem instaladas, e as maiores escolas, com melhor infraestrutura, foram preparadas para receber os interessados em votar. Como o grande número de pessoas aptas a votar superou as das eleições anteriores, houve em quase todas as cidades, tumultos que foram superados pela vontade de escolha do eleitor.

NOTA DO MP DE PIANCÓ SOBRE AS ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR

O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Piancó, vem a público informar que não procedem as informações nem há determinação de anulação da eleição do Conselho Tutelar.

Esclarecer que, devido a precariedade das instalações e pouco espaço físico da escola escolhida como local de votação pelo CMDCA, aliado a superlotação do local e a demora decorrente da não disponibilização de sistema eletrônico de votação, por medida de segurança, expressamente recomendada pela Polícia Militar e solicitada pelo CMDCA, foram fechados os acessos à escola e encerrada a votação, fato que levaram eleitores a não conseguirem votar. Esta medida foi comunicada pela PM e avalizada pelo rep. do MP, a fim de resguardar a integridade física dos eleitores e servidores que se encontravam no local.

Por fim informar que a apuração teve início com a presença do comando da PM, Conselho Municipal e do Ministério Público.

Resultados em algumas cidades do Vale do Piancó

Piancó, os mais votados, foram os seguintes, sendo que apenas 05 (cinco) assumiram as vagas:

1. Cassinho - 281 votos
2. Deon - 238 votos
3. Damião - 183 votos
4. João Paulo - 165 votos
5. Piu - 162 votos
6. Biu - 161 votos
7. Lourdinha - 140 votos
8. Jaqueline - 138 votos
9. Joãozinho - 130 votos
10. Cleidineide -108 votos
11. Mauro - 105 votos

Em Olho Dágua
Eleições para conselheiro tutelar

1. João Lulu - 1.133 votos
2. Isaías  - 1.116 votos
3. Socorro  - 1.003 votos
4. Eliane  - 841 votos
5. Janeide - 782 votos
6. pedro de Madeira - 682 votos
7. Inácia - 491 votos
8. Leonardo - 412 votos
9. Cidinha - 405 votos
10. Adriano - 403 votos
11. Tião - 383 votos
12. Maria de Gabriel - 222 votos
13. Carla: 187 votos

DIAMANTE
1. Duquinha  - 426 votos
2. Carlos - 375 votos
3. Verinha - 300 votos
4. Danila - 202 votos
5. Edson - 199 votos
6. Derim - 194 votos

oblogdepianco.com.br