segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Palestras na Saúde de Piancó debatem temas cotidianos com moradores de bairros

Com o objetivo de orientar a população sobre a importância da saúde como medida preventiva, o Programa Saúde da Família (PSF) realizou  palestras com profissionais da área, nos Bairros 'Santo Antonio' e 'Piancozinho' e segue nas demais localidades da cidade de Piancó. 

A  palestra sobre 'Aleitamento Materno', foi realizada no ESF Teotônio Neto. O evento faz parte, ainda, das ações da gestão no Agosto Dourado - mês dedicado à amamentação no Brasil. Na oportunidade também foi abordado o tema 'Ocorrências de Autismo na Gestação' com as mães presentes na ação.

Na Unidade de Saúde da Família 'Doutor Paulo Montenegro', no Piancozinho, promoveu palestra sobre 'Depressão', com a psicóloga Samara Hilda. O evento fez parte das ações do 'Setembro Amarelo' no município.

Objetivo das Palestras
É a de estruturar uma conecção com você, com suas melhores emoções. A palestra realacionada a saúde, determina sua intenção e sua atitude corporal e mental que junto à força dos seus argumentos, vai contagiar, comover e motivar o cidadão a colocar ao seu lado, o que deve ser feito pra se ter uma boa saúde física e mental. A definição do objetivo numa palestra tem grande força de persuasão.

Setembro Amarelo
O suicídio é um problema de saúde pública e atualmente é considerado tabu pela sociedade. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. 

Com o tema "Falar é a Melhor Solução", a Prefeitura de Piancó, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, neste Setembro Amarelo - mês de valorização a vida e prevenção ao suicídio, eventos de conscientização e combate a esse mal silencioso, como rodas de conversas sobre o assunto, plantões psicológicos, dentre outras ações.

A campanha Setembro Amarelo salva vidas! 
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Esta é uma página completa com material disponível para auxiliar a todos. Assim sendo, aproveite os nossos materiais e participe da nossa campanha durante todo o ano.

São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas! (https://www.setembroamarelo.com/)

Imagens: Assessoria