sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Dr. Zezito Remígio: Piancó perde parte da sua história

Um nome que ficará marcado para sempre na história de Piancó pela sua bravura, inteligência e vontade de servir ao povo. Foi nesta sexta-feira (13/09) que a notícia do falecimento do renomado médico piancoense Jose Remígio Neto [Dr. Zezito Remígio], radicado em Pernambuco, chegou a todos nós. Ele resolveu partir para a eternidade!

Herdeiro do saudoso José Remígio Filho (Zeca Remígio) e dona Inêz Firmino da Silva, nascido em Emas (ainda Distrito de Piancó), e um dos 09 (nove) filhos do casal. O professor Zezito já deixa saudades, pelo seu caráter, solidariedade, amigo e um homem que nunca esqueceu suas raízes.

"Um excelente professor, um médico excepcional". Essas foram algumas das qualificações atribuídas a José Remígio Neto, quando recebeu o Título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco, numa sexta-feira (06/10/2017), em cerimônia no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na UFPE. Presentes a esse momento, Florisbela Campos (Vice-reitora da UFPE), e o então  superintendente do Hospital das Clínicas, Frederico Jorge Ribeiro, além de familiares, colegas de profissão e ex-alunos do homenageado.

Com Mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Nível Técnico-Médico, foi Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil. Atuando principalmente no tema:Histerectomia.

O médico e ex-prefeito de Santana dos Garrotes, Willame Teotônio dos Santos, assim se expressou a respeito do já saudoso amigo Zezito Remígio:

Na efemeridade da vida, e, lamentando a perda do professor do Pernambuco e um dos ilustres filho do Piancó QUE brilhou na ciência de Hipócrita e em servi a NOSSA região. Este homem era José Remigio Neto, médico, professor e escritor da arte e engenho do bem. Que nos ensinava Medicina. ERA o tira dúvida e encaminhávamos na arte de servir ao próximo e distanciar dos emblemas e rótulos que vulgarizava a a NOSSA BOA Medicina.

Deixou linda prole: 2 médicas e um médico.

Prontos PARA continuar seu legado.

Ide EM PAZ MEU irmão e Mestre pois o grande arquiteto tem UM lagar especial QUE fará jus ao teu impecável trabalho exercido. UM grande abraço até nos encontramos um dia.

O professor José Remígio Neto (Dr. Zezito Remígio) atuou no Departamento Materno-Infantil e foi coordenador administrativo do HC, entre outras atribuições. Mesmo depois da aposentadoria, em 2005, sempre teve presença recorrente pelos corredores do HC e do CCS, convidado para palestras e para auxiliar em procedimentos no hospital.

Antonio Cabral (DRT-PB 3085)