segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Correntista nascidos em Janeiro a Abril começam o saque do FGTS na próxima sexta

(Imagem: Vale News)
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

​Quem tem direito?
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador.

Saque do FGTS começa na sexta para correntistas nascidos de janeiro a abril
Para quem tem conta poupança quanto para quem tem conta corrente. Quem possui conta mas não quiser receber o valor deverá avisar. Para a primeira liberação, o prazo de autorização dos correntistas terminou no dia 25 de agosto.