quarta-feira, 11 de setembro de 2019

APROLP recebe doações de livros e monta uma minibiblioteca pra seus associados em Piancó

As associações comunitárias rurais são criadas com objetivo de integrar as ações dos associados (agricultores e trabalhadores rurais) em benefício da melhoria do processo produtivo e da própria comunidade à qual pertencem.

O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. O alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes e seu consumo pode prevenir a osteoporose, além disso, a bebida pode contribuir para a perda de peso, proporcionar bem-estar e ainda prevenir o diabetes tipo 2. Mesmo sendo tão benéfico à saúde, o leite é pouco valorizado, de acordo com os produtores piancoenses. E para melhorar esse setor foi fundada em Piancó, a APROLP (Associação dos Produtores de Leite de Piancó), fortalecer a classe dos pequenos produtores de leite na região.

APROLP foi fundada em 26 de março de 2004, CNPJ 06.224.462/0001-79, com 380 sócios e tem como matriz a cidade de Piancó-PB; e como filiais as cidades de Nova Olinda, Santana dos Garrotes, Igaracy, e o Sítio Cabeludo no município de Piancó-PB.

O presidente João Batista de Almeida e toda diretora com apoio da grande maioria dos associados, organizaram uma Minibiblioteca, com o apoio de Antonio Cabral, que fez o repasse dos livros do seu antigo projeto cultural, onde ele havia colocado a disposição dos moradores do Bairro 'Campo Novo' (Luiz de Caldas Sobrinho) o projeto cultural "Antonio de Araújo Quinho", e teve que encerrar as atividades diante da falta de um espaço público para expor os livros à comunidade. Com a ideia do presidente da APROLP, João Batista de Almeida, os livros agora estão a disposição na sede da entidade, no Parque de Exposição de Animais "Elzir Nogueira Matos", na BR-361, próximo a Cagepa.
A APROLP tem como um dos seus objetivos, fazer o produtor se sentir ainda mais valorizado, especialmente quando se trata do habito da leitura.

EXPOLEITE VALE DO PIANCO
A Expoleite Vale do Piancó 2019, está na sua 13ª edição, e aconteceu do dia 30/05 a 02/06 de junho. Aconteceu também a Feira e Exposição de Animais que é organizada pela Associação dos Produtores de Leite do Vale do Piancó - APROLP, que tem na sua presidência o agropecuarista João Batista de Almeida. A cidade de Piancó, no Sertão da Paraíba, realiza essa Feira e Exposição de Animais da região do Vale do Piancó, todos os anos. O evento tem como finalidade incentivar e promover a pecuária regional. A Feira de Animais é realizada no Parque de Exposição Elzir Matos, a poucos quilômetros da cidade.

O evento, que é organizado pela Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó (APROLP), tem exposições e comercialização de animais. De acordo com o presidente da APROLP, João Batista de Almeida, o evento valoriza a venda de comidas típicas e realiza shows com  trios pé de serra da cidade, além de outras atividades relacionadas a agropecuária. Sempre é sucesso todos os anos e já está no calendário de eventos da secretaria estadual de agricultural e agronegócios da Paraíba.