domingo, 18 de agosto de 2019

Piancoenses são homenageados em Sessão Solene da Câmara de Patos que fez homenagem a Banda de Música do 3°BPM pelos seus 26 anos


O Segundo Sargento Francisco Passos Neto, natural da cidade de Piancó, foi um dos agraciados pelo bom e relevantes serviços prestados a Banda de Música do 3º BPM na cidade de Patos,  na Câmara Municipal, na última sexta-feira  (16/08). A Sessão Solene da Câmara de Patos homenageou a 'Banda de Música do 3°BPM' pelos seus 26 anos, na última  sexta-feira (16) em uma Sessão Solene. Sargento Passos foi um dos fundadores da Banda, junto com outro piancoense, de saudosa memória, o Terceiro Sargento Napoleão. Ambos são parte da fundação dessa Banda que recebe as devidas homenagens dos patoenses através dos seus representantes na Câmara Municipal.

A Sessão, de autoria do vereador Capitão Hugo recoheceu o trabalho da Banda de Música do 3º BPM, além de que “Essa banda há 26 anos vem realizando um excelente trabalho, não só na cidade de Patos, mas em toda região, mostrando o talento musical dos policiais de Patos e de outras cidades. A banda também realiza diversos projetos sociais com crianças, estudantes através de aulas de música nas escolas, então vamos buscar também resolver o retorno desse importante projeto”, destacou o Capitão. 

Além do Segundo Sargento Francisco Passos Neto, o também piancoense, Terceiro Sgtº. SiD Sanuá Ventura Alencar, recebeu homenagem por ser hoje um dos membros da Banda de Música, o que em muito orgulha os piancoenses por ter no quadro da Polícia Militar homens dígnos de reconhecimento e que prestam relevantes serviços a 'Banda de Música do 3°BPM' em Patos (PB).

A Banda de Música da Polícia Militar do 3° BPM  foi fundada em 10 de agosto de 1993, tendo passado por vários instrumentistas e regentes como Major Edmundo, tenente Júnior, Tenente Santos, Tenente Solano, F.Oliveira, e  o Tenente Ronaldo Queiroz. Quando da sua fundação a banda reunia policiais militares pertencentes a outras companhias.

A proposta é de atender as formaturas militares e desenvolver e divulgar um repertório musical próprio para banda, que é sinfônico, marchas, dobrado, boleros,, valsas, fox, sambas, frevos e popular.

Os primeiros ensaios e treinamentos aconteceram na sede da Banda de música da Prefeitura Municipal de Patos e no dia 07 de setembro de 1993, a banda de música desfilou com 24 componentes puxando seis pelotões, tendo a frente o então Cabo Campos, hoje, Coronel Campos.

A banda de música do 3°BPM compõe um corpo efetivo de 14 componentes distribuídos por 03 clarinetes, 02 alto, 1 tenor, 02 trombones, 02 trompetes, 01 baixo e 03 percussões.