segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Ivanildo Avelino pede que o 'COMDEMA' seja colocado em atividade na cidade de Piancó

Ivanildo Avelino vem buscando interagir com a sua cidade desde que conseguiu encontrar tempo para afastar-se do seu empreendimento na cidade de São Paulo, terra onde foi em busca de sobrevivência por não ter como sobreviver em sua terra natal. Ivanildo é um jovem que descende do campo, filho de pais agricultores, e na busca de uma vida melhor, conseguiu, depois de muita luta, amealhar experiência e hoje sobrevive do seu trabalho, além de ajudar alguns piancoenses que o buscam em São Paulo. Sempre envolvido nos movimentos que fazem funcionar a cidade de Piancó, ele tem encontrado tempo para todos os meses está junto com seus familiares e amigos. Seus pais sempre residiram em Piancó, antes na zona rural e hoje em uma casa no Bairro São Vicente [Rua Nova/Ernane Satyro/BR-361), onde agora eles podem viver com tranquilidade e todo conforto, recebendo seus filhos, que tiveram que deixar Piancó e foram em busca de oportunidade no sudoeste do Brasil. "A nossa luta foi de sofrimento, mas hoje, graças a Deus e ao nosso objetivo, estamos vivendo dias de glória e sucesso", disse Ivanildo.

COMDEMA
Um dos assuntos que Ivanildo vem demostrando preocupação, além de outros que aflige o piancoense, diz respeito ao Meio Ambiente. Entre as principais ameaças estão a poluição da água do Rio Piancó, que atinge o ar e o solo, além do desmatamento, e a falta de depósito disponíveis para o lixo em locais inadequados. Conforma disse, foi pesquisando em alguns arquivos na Internet, que ele se deparou com o Projeto de Lei nº. 819/97, que "Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente/COMDEMA, criado na gestão do então prefeito Gil Galdino e publicado no Diário Oficial do Município (Nº 486 de 15 a 21 de Dezembro de 1997). Além da Lei do COMDEMA, foi Disciplinado pelo Poder Público Municipal, a questão de Higiene e Proteção Ambiental.

Com o Conselho funcionando plenamente, poderíamos cuidar muito bem dessa parte que hoje é um problema para as pequenas cidades, por desinformação de alguns cidadãos. "Apenas na gestão do prefeito Paulo Cavalcante é que Piancó foi arborizado com a distribuição de mudas do NIN Indiano e hoje muitas ruas tem árvores dessa época", disse Ivanildo.

Precisamos tornar Piancó uma cidade Sustentável
As cidades sustentáveis são aquelas que adotam uma série de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Geralmente são cidades muito bem planejadas e administradas, a exemplo de Piancó que tem um gestor preocupado com o Meio Ambiente. "E apesar de não ser aliado do prefeito, eu luto por minha terra, meus conterrâneos, nosso futuro", concluiu Ivanildo.

"As praças de Piancó já foram cenários para fotografias na época da minha infância, e hoje são poucas ou quase nenhuma que ainda conserva árvores ornamentais", lamentou o microempreendedor e agricultor Ivanildo Avelino.

Com Assessoria