sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Em Itaporanga (PB), Banco do Nordeste inicia programa de desenvolvimento territorial com foco no setor têxtil

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), agência de Itaporanga, que tem abrangência regional, está dando os primeiros passos para a implantação no Vale do Prodeter, que é o Programa de Desenvolvimento Territorial, uma iniciativa do banco nascida em 2016 e que já tem dado bons resultados em várias partes do Nordeste, mas ainda é novidade em nossa região.

Conforme Carlos Germano, que é agente de desenvolvimento do BNB e responsável pelo programa no território do Vale, trata-se de um projeto inovador, porque envolve muitos parceiros e processos na análise e diagnóstico da situação de cada empresa antes da liberação do crédito para o fomento de suas atividades.

De acordo com ele, serão formados comitês gestores locais e regionais com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada e que, orientados pelos agentes de desenvolvimento do banco, serão os responsáveis pelas discursões, análises e aprovação de créditos para as empresas necessitadas de financiamento. “Mas, primeiro o objetivo é identificar o maior problema de cada empresa, aquele que está emperrando o seu crescimento e atacar esse problema, resolver esse entreve para que a empresa se desenvolva, produza mais e gere mais emprego”, comentou.

Segundo ainda Germano, o Prodeter tem objetivos e metas com visões no cooperativismo, ou seja, na união de todos em benefício de todos, na inclusão produtiva e na geração de emprego e renda. Inicialmente, o programa va focar o setor têxtil de Itaporanga e mais quatro municípios que têm firmas nessa área: Pedra Branca, Piancó, São José de Caiana e Igaracy. “Mas, depois, outros setores produtivos da região também serão contemplados”, diz.

O agente de desenvolvimento ainda esclarece que as empresas têxtis não precisam procurar o banco, porque o próprio programa é que vai procurar as firmas e inclui-las na discussão e no diagnóstico realizados pelos comitês sobre os problemas e necessidades de cada uma delas. “Na verdade, o Prodeter é um fórum de discussão permanente sobre desenvolvimento produtivo, econômico e social, com o intuito de diminuir as desigualdades e gerar um crescimento sustentável para a região”, observou Carlos Germano.


Fonte: Folha do Vale Online