sábado, 10 de agosto de 2019

Adelson Badu pede readaptação de 'rampas' de acesso nas calçadas de Piancó; e recebe apoio da Câmara e do prefeito Daniel

O presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especias de Piancó [APNEMP], adelson Badu, esteve na última quinta usando a 'Tribuna do Povo' na Cãmara de Vereadores de Piancó, na Sessão do dia 10/08, e fez uso da palavra para observar sobre a questão das Rampas de Acesso que vem sendo implementadas pelo prefeito Daniel Galdino, em comum acordo com o Ministério Público e a própria APNEMP. Observando que havia algumas irregularidades na execução e localização das rampas, Adelson fez ver a todos os parlamentares e ao público presente, que em alguns espaços (calçadas) o acesso não estava de acordo com as normas construtivas como manda a NBR 9050. De imediato, após sua fala na Tribuna da Casa de Padre Manuel Otaviano, parlamentares presente a Sessão se solidarizaram a causa dos Portadores de Necessidades Especiais, e já estão preparando solicitação ao prefeito Daniel, para que, em alguns pontos da cidade onde as rampas foram construídas de forma "irregular", para as adaptações necessárias. O prefeito, por sua vez, já foi informado sobre o assunto e mandou que a equipe de engenheiros da prefeitura mantivesse contato com Adelson para buscar informações sobre onde e em quais lugaresexiste as irregularidades nas rampas, para que as adequações sejam realizadas, corrigindo-se assim, conforme o presidente da APNEMP, o que estiver fora dos padrões técnicos.

Em 2018, o prefeito Daniel Galdino esteve no MP em Piancó, com a presença do promotor Dr. Bertrand Asfora [da Comarca de Piancó],  da chefe de Gabinete da PMP, Dra. Suely Freitas, bem como do Secretário de Saúde, Antonio Leite Neto; e preocupados com Acessibilidade no município de Piancó, ficou determinado que o município iria construir rampas de acessos no centro comercial de Piancó. E assim foi feito. Nesse mesmo encontro junto ao MP, também participaram da reunião, além de Adelson Badú e o jovem Rodrigo (que representaram a Associação dos Portadores de Deficiência de Piancó), a Dra. Amanda Dantas e Mariana, assessoras do MP.

Sobre a Inclinação Correta da Rampa de Acesso
Como define a própria NBR 9050, “São consideradas rampas às superfícies de piso com declividade igual ou superior a 5 %.”

A preocupação do prefeito Daniel Galdino frente a esse assunto (Acessibilidade) é tamanha que ele, em comum acordo com toda sua equipe administrativa, transferiram a sede da prefeitura, que antes ficava no segundo andar da agência do Banco do Brasil, e para se ter acesso era necessário subir cerca de dois lances de escada (pois lá não tem elevador) e optou em instalar o Paço Municipal na antiga sede do Forum de Piancó, onde o acesso é livre e tem portas e corredores largos, favoráveis a todos os cidadão, especialmente aos com necessidades especiais e idosos.

De maneira bem simplificada, mobilidade urbana pode ser compreendida como a facilidade de deslocamentos de pessoas e bens dentro de um espaço urbano e, acessibilidade como o acesso da população para realizar suas atividades e deslocamentos.

Antonio Cabral (DRT-PB 3085)