quinta-feira, 13 de junho de 2019

Presidente do TJPB visita comarcas do Vale do Piancó

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, continua a visitação nas comarcas do interior, mantendo o diálogo com o 1º Grau, especificamente as do Alto Sertão. Depois de Conceição, nessa segunda-feira (10), as Comarcas de Itaporanga e Piancó recepcionaram, nesta terça-feira (11), o gestor do Judiciário estadual, que expôs o cenário orçamentário, financeiro e fiscal, os projetos e perspectivas de ações da gestão.

A primeira reunião ocorreu em Itaporanga, onde o presidente foi recebido com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Município. Na ocasião, os juízes Antônio Eugênio Ferreira Neto (titular da 2ª Vara), Hyanara Torres Tavares de Sousa (da 3ª Vara Mista de Itaporanga) e Odilson de Moraes, servidores e representantes da OAB local puderam conhecer as projeções da gestão.

“O presidente foi bastante enfático, demonstrando preocupação com as comarcas do Sertão, principalmente, com relação à carência de servidores e juízes. Foi bom porque ele viu a nossa realidade e pudemos debater questões estruturantes e as demandas que temos. Aqui, ele assumiu o compromisso de investir na segurança e melhorar a qualidade de trabalho dos juízes que estão substituindo na região. Prova disso, foi a entrega de um carro à Comarca de Itaporanga e a implantação do Projeto Acesso Seguro, em Conceição”, revelou o magistrado.

Para Benício César Lopes, gerente do Fórum ‘Juiz João Espínola Neto’, foi um momento interessante para aprofundar o conhecimento sobre as questões expostas. “Foi bom ouvirmos o próprio presidente para ficarmos cientes de qual é a situação real e tentarmos, inclusive, promover medidas de economia, dentro das nossas possibilidades. É importante para nós, gerentes, pois, às vezes, precisamos realizar certos cortes”, disse.

Em seguida, a explanação foi feita aos membros do Fórum de Piancó, em um evento que também foi analisado positivamente pelos presentes, como atestou o magistrado que responde pela 2ª Vara Mista, Odilson de Moraes.

“Foi muito salutar para esclarecer e conscientizar juízes e servidores da real situação do TJPB. Ter o presidente na comarca humaniza a administração e demonstra preocupação com o bem-estar de todos. As indagações dos servidores foram respondidas com sinceridade, exprimindo o compromisso com uma gestão participativa e transparente”, analisou o juiz.


“Iniciativa louvável” foi a análise da gerente da unidade, Damiana Vânia da Silva Souza. Para ela, a ida do presidente ao Sertão representa um real compromisso com o 1º Grau de jurisdição. “Recebemos uma explicação bastante didática, com dados, gráficos e slides. Ele nos apresentou não só os problemas enfrentados, mas todo o planejamento e as melhorias que estão sendo implementadas. Creio que todos ficaram satisfeitos com a vinda do presidente, pois isso demonstrou boa vontade na busca por soluções. Se os gestores conhecessem melhor a realidade de cada local, a aplicação das verbas poderia ser diferente”, avaliou Damiana.

Comenda – Na noite dessa segunda-feira (10), o desembargador-presidente Márcio Murilo da Cunha Ramos recebeu a Comenda de Solidariedade a Conceição, Maestro José Siqueira, pela sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e artístico da cidade de Conceição. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com as presenças de diversas autoridades locais, entre elas, o juiz que responde pela 1ª Vara da Comarca, Antônio Eugênio, o prefeito constitucional do município, Nilson Lacerda e a vice-prefeita Nena Diniz.

Na ocasião, os vereadores apresentaram um requerimento ao presidente, pedindo que a Comarca de Conceição seja reconhecida como de Difícil Provimento.

DICOM